Saúde

Paciente precisará de transplante de fígado após tomar "chá emagrecedor"

"Caso dramático" foi narrado por cirurgiã do aparelho digestivo do Hospital das Clínicas de São Paulo

da Redação

Liliana Ducatti Lopes, cirurgiã do aparelho digestivo
Liliana Ducatti Lopes, cirurgiã do aparelho digestivo
Reprodução/Instagram

Uma paciente foi internada no Hospital das Clínicas de São Paulo, na capital paulista, com hepatite fulminante e precisará passar por um transplante de fígado após consumir um chá chamado “50 ervas emagrecedoras”. A história foi relatada nas redes sociais por Liliana Ducatti Lopes, cirurgiã do aparelho digestivo que acompanha o caso. 

Segundo a médica, a paciente, que não tinha nenhum problema de saúde prévio, desenvolveu uma "falência aguda e gravíssima do fígado" e, caso não consiga transplantar, “poderá evoluir a óbito em 24, 48 ou 72 horas”. 

“É um caso dramático. Sempre que recebemos esse tipo de paciente, a primeira coisa que fazemos é investigar a causa, que, na grande maioria das vezes, é medicamentosa”, explicou a cirurgiã, destacando que o quadro geralmente envolve o uso de anabolizantes. 

“Neste caso, não havia nenhuma medicação conhecida, mas, logo depois, os familiares trouxeram para a gente uma medicação que a paciente estava fazendo o uso. Chama ‘50 ervas emagrecedoras’. O rótulo mostra que há diversas ervas conhecidas por serem hepatotóxicas. Entre elas, o chá verde. Há vários relatos que mostram casos de hepatite fulminante por chá verde, carqueja, mata verde. Estão descritos na literatura", completou.

Liliana Ducatti Lopes ressaltou que os especialistas não recomendam o consumo de chás para "emagrecer" ou "desinchar" – de acordo com ela, “charlatanismo” com a “falsa ilusão” de que seriam naturais. 

"O pior é que, muitas vezes, a pessoa não consegue chegar ao transplante. Essa paciente está priorizada e até agora não apareceu um doador. Estamos contando as horas e os minutos, torcendo para que apareça e ela seja transplantada e sobreviva, mas ainda não temos essa certeza. Tudo isso por uma medicação que poderia ter sido evitada, por um falso remédio para emagrecer, uma falsa ilusão de que é natural e não tem problema."

“Recomendamos não fazer uso destas medicações. Chá que desincha, chá detox, chá natural, erva de não sei o quê... Não faça uso e desaconselhe as pessoas que você conhece. É charlatanismo e fazem mal ao fígado.”

Confira o relato completo:

Tópicos relacionados