São Paulo registra primeira morte por dengue do ano

Vítima é uma mulher de 47 anos, morta em janeiro; prefeitura da capital paulista investiga outros 11 óbitos

Da redação

São Paulo registra primeira morte por dengue do ano
São Paulo registra primeira morte por dengue do ano
Foto: Canva, 2023.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou nesta quinta-feira (27), a primeira morte por dengue na cidade de São Paulo. O caso é de uma mulher de 47 anos, que tinha comorbidades e morreu no dia 24 de janeiro. Ela morava na região da Casa Verde/ Cachoeirinha. Além deste caso, a prefeitura da capital paulista investiga outros 11 óbitos.

Segundo a prefeitura, as confirmações de óbitos relacionados à doenças analisam exames laboratoriais, avaliações e relatórios clínicos, além de aspectos epidemiológicos e informação do atestado de óbito, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde. Depois da coleta das informações, técnicos da SMS e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), buscam entender se a morte foi causada pela dengue ou por uma doença preexistente. 

Combate a dengue na capital

No ano de 2023, a prefeitura já realizou mais de 1,7 milhão de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Ao todo, foram 360.156 visitas casa a casa, além de 15.484 vistorias a imóveis especiais e pontos estratégicos, 1.351.991 ações de bloqueios de criadouros e nebulizações, entre outras atividades específicas. As atividades são realizadas rotineiramente pelas 28 Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) da capital.

Para solicitar uma vistoria, ligue para o 156 – serviço “Pernilongo/Mosquito – Solicitar vistoria em local infestado”. Também é possível solicitar diretamente pelo site.