
Os cânceres do sangue, como leucemias, linfomas, mieloma múltiplo, afetam milhares de brasileiros todos os anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 25 mil novos casos dessas doenças são diagnosticados anualmente no país.
Mas afinal, como identificar os sinais desses tumores no sangue? Quais são as opções terapêuticas? Como garantir mais qualidade de vida durante e após o tratamento?
Para responder a essas e outras perguntas de forma clara e acessível, o Instituto Vencer o Câncer lança o livro ‘Vencer o Câncer Hematológico’. O evento de lançamento ocorreu nesta terça-feira (11), em São Paulo, e contou com a presença de médicos, profissionais de saúde e pacientes.
Organizado pelos hematologistas Danielle Brandão, Phillip Scheinberg, Antonio Brandão e Breno Gusmão, o livro traz informações sobre diagnóstico, terapias inovadoras e cuidados essenciais para quem está enfrentando essa jornada.
São 25 capítulos que abordam temas como os efeitos do tratamento, cuidados para a dor, orientações de nutrição, atividade física e saúde mental e emocional.
“Objetivo principal do livro é levar ao paciente e familiares informação de qualidade. É importante que a gente consiga transmitir conhecimento, além do acesso ao melhor tratamento”, afirmou Danielle Brandão.
O hematologista Phillip Scheinberg ressaltou que a publicação foi cuidadosamente escrita e editada por uma equipe de profissionais especializados. “É importante o empoderamento do paciente. Tentamos, com o livro, transformar o medo em informação e a angústia, em esperança”.
O livro ‘Vencer o Câncer Hematológico’ está disponível para download gratuito no portal do Instituto Vencer o Câncer. Para acessar, clique aqui.
A publicação faz parte da coleção do Instituto Vencer o Câncer, que já abordou aspectos gerais da Oncologia e os tumores de mama, de próstata, colorretal, pulmão, pele e neoplasias ginecológicas.