Organização nas consultas é importante para tirar dúvidas e entender tratamento

Oncologista destaca pontos que merecem a atenção dos pacientes

Dra Maria Alzira Rocha

Paciente deve expor dúvidas durante a consulta
Paciente deve expor dúvidas durante a consulta
peoplecreations / Freepik

A preparação para as consultas com o oncologista é tão importante quanto o próprio tratamento oncológico. 

Primeiramente, agendar as consultas com antecedência, quando possível, é essencial. Isso vai permitir que haja tempo suficiente para realizar os exames necessários e planejar outros compromissos. 

A organização dos exames é bastante relevante: para a primeira consulta, leve todos os exames relacionados ao seu quadro; para consultas de rotina, tenha os resultados mais recentes. Se houver exames de outros locais, certifique-se de ter acesso aos registros no dia da consulta.

Planejar os horários para a data da consulta também é importante. Sair de casa com antecedência, verificar as condições de trânsito e clima para evitar atrasos e reduzir a ansiedade pré-consulta são medidas úteis. 

Não se esqueça de anotar todas as dúvidas. Documentar as perguntas ajudará a abordar todos os pontos importantes durante a consulta. Não hesite em fazer as perguntas necessárias e seja honesto ao descrever seus sintomas e efeitos colaterais. 

Se necessário, leve um acompanhante para auxiliar na comunicação, pois uma comunicação aberta é indispensável para um cuidado eficaz.

Após a consulta, revise as instruções fornecidas pelo oncologista e certifique-se de entender completamente o plano de tratamento e as próximas etapas. Se surgirem dúvidas, não hesite em entrar em contato com a equipe médica. Sua saúde é uma prioridade e merece toda a atenção necessária.

Dra Maria Alzira Rocha é oncologista no Hospital Israelita Albert Einstein e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer