Pesquisa mostra o impacto financeiro do diagnóstico de câncer

Sondagem do Instituto Vencer o Câncer, em parceria com a IQVIA, evidencia o efeito da doença nas despesas da família

Por Instituto Vencer o Câncer

Apoio câncer
Apoio câncer
Sabine van Erp

A companhia e suporte da família são fatores importantes para quem passa pelo tratamento do câncer. Mas, além do apoio emocional, um ponto muito relevante para os pacientes é a repercussão financeira que o diagnóstico traz. 

A pesquisa “Oportunidade de suporte aos pacientes oncológicos”, realizada a pedido do Instituto Vencer o Câncer pela IQVIA, ouviu 82 pacientes, 922 familiares e amigos de pacientes e 1023 pessoas da população em geral, em todas as regiões do país, para saber mais da percepção sobre o tema. A sondagem mostrou que a doença gera mais de despesas e a renda mensal familiar pode não ser suficiente para chegar ao fim do mês

Cerca metade dos pacientes entrevistados se encontram curados, tendo descoberto o câncer há mais de cinco anos, com tratamento realizado no sistema privado. Neste recorte, os pacientes pertencem, principalmente, às classes A e B, sendo esse número um pouco menor para o perfil de familiares/ amigos.

Entre estes, 77% relataram impacto do diagnóstico nas despesas mensais da família. Mais da metade parou de trabalhar por pelo menos um período. Quanto à autoestima, um pouco mais de 50% afirmou que se manteve bem.

Por outro lado, grande parte dos familiares/ amigos respondentes alegam que seus parentes pararam de trabalhar durante todo o tratamento do câncer ou já não estavam trabalhando antes da doença. Aqui, há uma maior percepção de que o diagnóstico trouxe muito mais despesas à família (91% dos entrevistados apontam esta consequência), sem a viabilidade de poupar uma parte da renda ao fim do mês.

“Percebemos que, mesmo para os pacientes que possuem um maior poder aquisitivo, o diagnóstico da doença traz impactos na renda familiar e na vida profissional do paciente”, ressalta a diretora do Instituto Vencer o Câncer, Ana Maria Drummond. 

 Os resultados da pesquisa indicam, ainda, que é preciso  falar mais sobre suporte financeiro e direitos do paciente. Outro destaque é a necessidade de uma melhor abordagem da saúde psicológica durante o tratamento, fator que apareceu como relevante para o público entrevistado.