Tamanho de fonte
Atualizado em sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020 - 11h22

As delicias da gastronomia brasileira

E tudo sobre o mundo do cooperativismo
Café produzido no Brasil. / Divulgação Café produzido no Brasil. Divulgação

A Band vai ao ar nesta segunda, 10, às 22h45, a faixa Documento Band, que vai exibir as melhores matérias produzidas pelo jornalismo da Band. Nesta edição o tema é gastronomia Brasileira e o mundo das Cooperativas.

A reportagem de Márcio Campos viaja pelo Brasil para mostrar como o país está produzindo com qualidade algumas das mais valorizadas iguarias gastronômicas.

Além de grande produtor rural de commodities, o Brasil está disputando um mercado de produtos com alto valor agregado.

O programa apresenta um queijo brasileiro que conquista prêmios na França, que é produzido diretamente do interior de São Paulo. E ainda releituras com um toque brasileiro de alguns dos mais tradicionais queijos franceses.

Tem também o espumante gaúcho e o vinho paulista que rivalizam com os produtos importados. Além do azeite brasileiro, que é um sonho que virou realidade no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.

E o desafio de fazer crescer em terras tropicais árvores típicas do clima mediterrâneo.

Mostra ainda os estrangeiros que disputam o café especial produzido no interior de Minas. E os grãos doces que renderam a um produtor mineiro o título de melhor café do mundo.

E o cacau, que vira chocolate brasileiro, exportado para o exterior.

Já a segunda parte do programa embarca no mundo do cooperativismo que, em tempos de crise, virou uma alternativa que hoje emprega mais ou menos meio milhão de brasileiros.

Nos mais diversos setores, os profissionais se unem para prestar serviços e compartilhar riscos e lucros.

A reportagem mostra como no Rio Grande do Sul as cooperativas agrícolas movimentam as cidades, como no Rio de Janeiro funciona uma cooperativa de pescadores e músicos, e como em São Paulo o lixo vira lucro com a reciclagem.

A faixa Documento Band vai ao ar nesta segunda, 10, às 22h45.

Acesse o site

Horário de Brasília

HD onde disponível

*Sob supervisão de Pedro Battesini


REDES SOCIAIS Instagram Facebook