Tamanho de fonte
Atualizado em sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020 - 17h12

Um tour pelo mundo da comida

E tudo sobre os avanços tecnológicos do Japão
Japão, a cidade do futuro. / Divulgação Japão, a cidade do futuro. Divulgação

A Band vai ao ar nesta segunda, 17, às 22h45, a faixa Documento Band, que vai exibir as melhores matérias produzidas pelo jornalismo da Band. Nesta edição o tema é a moderna gastronomia Brasileira e o mundo tecnológico do Japão.

A edição começa mostrando a moderna gastronomia brasileira e suas curiosidades. Revelando um paraíso para quem busca novos ingredientes, o estado do Pará é um destino certo nesta reportagem.

Uma dúvida inquietante é esclarecida pelo programa: que motivos levam algumas pessoas comerem tanto e outras tão pouco.

E também mostra alguns pratos inusitados que muitas pessoas nunca imaginaram antes, como por exemplo o Sushi de Porco.

Já a segunda parte do programa, vai ás ruas do Japão, onde em qualquer esquina, máquinas de venda de alimentos oferecem todo tipo de refeição. Num shopping, os protótipos são expostos para que o público teste as novidades tecnológicas antes de chegarem ao mercado.

Mulheres podem fazer a prova virtual de vestidos na vitrine-espelho, à frente de todo mundo, sem entrar na loja. Se faltar força para carregar muito peso, um homem pode pedir ajuda a um braço robótico.

As primeiras lições se aprendem na escola. E vão muito além das matérias curriculares. Desde pequenas, as crianças ajudam a manter a escola limpa.

E na hora do almoço são elas mesmas que servem os colegas, num sistema de rodízio. Lições que ajudam a formar um povo que se mostra solidário, organizado e com grande capacidade de recuperação em situações extremas - como o terremoto seguido de tsunami que devastou a costa leste do Japão quatro anos atrás.

Exemplos de organização e competência vêm também dos responsáveis pela infraestrutura de serviços públicos. Carente de recursos hídricos e exposto a fenômenos climáticos como secas e grandes inundações, o Japão precisou de ousadia e muito investimento para garantir água potável a 100% da população. Hoje, eles dão exemplos de economia e reuso.

Já quando se trata de energia, o Japão precisa importar a maior parte do que consome. Por isso mesmo, investe em projetos avançados de fontes alternativas para impulsionar a economia e dar segurança energética a sua gente.

Mas esse país que quer crescer ainda mais vive um dilema: precisa de gente, porque a população está diminuindo. Para virar o jogo, ao mesmo tempo em que trata de cuidar de seus idosos, o governo japonês faz campanhas e projetos para convencer os jovens a casar e.… ter filhos.

A faixa Documento Band vai ao ar nesta segunda, 17, às 22h45.

Acesse o site

Horário de Brasília

HD onde disponível


*Sob supervisão de Pedro Battesini


REDES SOCIAIS Instagram Facebook