Tamanho de fonte
Atualizado em segunda-feira, 18 de março de 2019 - 17h46

O tráfico do cigarro

Programa mostra todos os processos desta máfia
Máfia da fumaça é o tema do programa / Divulgação Máfia da fumaça é o tema do programa Divulgação

De sábado, 23, para domingo, 24, a Band exibe no programa 30 Minutos, às 5h30 HB uma nova série. Desta vez o tema é a ‘Máfia da Fumaça’.

O repórter Rodrigo Hidalgo vai até a fronteira com o Paraguai mostrar o esquema de contrabando que é feito por terra e rio, través de barcos. Lá a equipe acompanha a ação da polícia para desbaratar quadrilhas envolvidas  num negócio que provoca um prejuízo de 11,5 bilhões de reais por ano em impostos que deixam de ser arrecadados.

No Paraguai cada maço de cigarro sai por um real e sete centavos. Nas grandes cidades brasileiras o produto contrabandeado é vendido por 3 reais e legalmente a cerca de R$ 7.

Para comprovar o esquema, os repórteres negociam com um atravessador uma carga de trinta caixa de cigarros. Os contrabandistas prometem a entrega em território brasileiro em menos de 24 horas por cerca de R$ 16,5 mil.

Na cidade turística de Foz do Iguaçu, a proporção de habitantes que ganham dinheiro com o contrabando é equivalente à daqueles empregados no setor de turismo: 5% da população.

O programa mostra como além do cigarro, a mesma rota é usada para entrada de armas e drogas ilegais no Brasil e o impacto da criminalidade nas cidades que ficam na fronteira.

A reportagem “Máfia da Fumaça” vai ao ar neste sábado, 23, no 30 Minutos, que começa às 5h30 HB.

Acesse o site

HD onde disponível


REDES SOCIAIS Instagram Facebook