Tamanho de fonte
Atualizado em terça-feira, 12 de novembro de 2019 - 16h35

Torneio de Jiu-Jitsu

Uma das artes marciais mais importantes da atualidade
A luta desta semana foca no Jiu-Jitsu  / Divulgação A luta desta semana foca no Jiu-Jitsu Divulgação

A Band transmite neste sábado, 16, as lutas do card principal do SFT: Standout Fighting Tournament a partir das 23h45, ao vivo.

Jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa que utiliza técnicas de golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. Sua origem, como sucede com quase todas as artes marciais vetustas, não pode ser apontada com total certeza, o que se sabe por certo é que seu principal ambiente de desenvolvimento e refino foi nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão.

A finalidade de sua criação reside na constatação de que, no campo de batalha ou durante qualquer enfrentamento, um samurai poderia acabar sem suas espadas ou lanças, daí que ele precisava de um método de defesa desarmada. Assim, os golpes paulatinamente tenderam para projeções e luxações e torções, haja vista que os golpes traumáticos não se mostravam eficazes, pois, no ambiente de luta, os samurais encaminhavam-se às batalhas usando de armaduras.

É característico desta arte marcial o emprego da própria força e, quando possível, da força do adversário, em alavancas, que possibilita a um lutador, mesmo com compleição física inferior à do oponente, conseguir vencer. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta (competitivamente), ou (em luta real) fazendo-o desmaiar ou torná-lo incapacitado com a quebra das articulações.

No Brasil, o termo "Jiu-Jitsu" é usado para se referir ao Jiu-jítsu brasileiro, forma desenvolvida a partir do Judô pela Família Gracie, e que foca na “luta de chão”.

O SFT: Standout Fighting Tournament vai ao ar neste sábado, 16, às 23h45, ao vivo.

HD onde disponível

Horário de Brasília


REDES SOCIAIS Instagram Facebook