Tamanho de fonte
Atualizado em quinta-feira, 12 de dezembro de 2019 - 16h51

A história do Boxe

Quais as origens da luta mais famosa do mundo
O boxe é o tema da edição / Divulgação O boxe é o tema da edição Divulgação

A Band transmite neste sábado, 14, lutas de boxe do SFT a partir das 23h30.

O boxe é uma arte marcial que consiste no combate entre dois lutadores que utilizam apenas os punhos para atacar ou se defender de seu adversário.

Esse estilo de luta é tão antigo quanto as civilizações gregas e a romana, porém só se consolidou na Inglaterra em torno do século XVII, onde era praticado sem luva e de uma maneira muito violenta.

Foi apenas em 1867 que regras mais específicas, conhecidas com “Regras de Queensberry”, foram elaboradas. Essas regras definiam o tamanho do ringue, a introdução de luvas, um número pré-determinado de rounds por luta com três minutos de luta cada e um minuto de descanso, um árbitro para mediar a luta, entre outra.

A primeira vez que o esporte foi parte dos Jogos Olímpicos foi em 1904 e desde então tem estado em todas as edições, exceto nos Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912, pois o esporte era banido no país. Essa primeira participação do boxe também foi marcada pela criação das categorias para o esporte.

O boxe chegou ao Brasil por volta do século XIX e XX por emigrantes italianos e alemães que disputavam pequenos combates nas docas de Santos e do Rio de Janeiro.

O SFT vai ao ar neste sábado, 14, às 23h30, ao vivo.

HD onde disponível

Horário de Brasília

 

*Sob supvervisão de Pedro Battesini


REDES SOCIAIS Instagram Facebook