Tamanho de fonte
Atualizado em quarta-feira, 8 de janeiro de 2020 - 15h15

Uma cultura rica

Portugal abriga a livraria mais antiga do mundo
Livraria Bertrand em Portugal / Divulgação Livraria Bertrand em Portugal Divulgação

Nesta quinta, 09, às 20h20, a Band exibe mais um capítulo emocionante da novela Ouro Verde. A trama se passa, em grande parte, nas terras lusitanas.

A literatura portuguesa é uma das mais ricas do mundo, algumas obras chegam até ser estudadas em outros países, como o próprio Brasil, durante o ensino regular. Sendo assim, com cultura literária tão forte, seria natural que existissem livrarias de grande expressão pelo país.

Chiado é um bairro central de Lisboa e abriga uma dessas livrarias. O nome é Bertrand do Chiado, existe desde 1732 e é considerada a livraria mais antiga do mundo. Em 1755 Lisboa passou por um terremoto que deixou milhares de mortos, um dos edifícios atingidos foi a livraria. Voltou a funcionar apenas em 1773, quando foi reerguido no mesmo local.

Em 2011, foi reconhecida pelo Guinness World Records (organização que premia recordes mundiais) como a livraria mais antiga do mundo em funcionamento.

O lugar foi palco de discussões políticas e literárias de grandes nomes como Antero de Quental, Alexandre Herculano e Eça de Queirós. Além deles, José Saramago, Almada Negreiros e Sophia de Mello Breyner também possuem obras guardadas no edifício.

A novela Ouro Verde vai ao ar nesta quinta, 09, às 20h20. Confira a sinopse.

Capítulo 154

Bia faz as pazes com Jorge. Tiago critica Vera pelo abandono do filho, mas ela diz que vai reparar tudo, quando aparece Miguel. Vera deixa-o ficar lá em casa e fala-lhe que ele pode usar as suas contas no estrangeiro. Jorge conta toda a sua vida a Bia, revelando-lhe um segredo que a deixa boquiaberta.

Acesse o Site

Compartilhe no Facebook

Siga no Instagram

Horário de Brasília

HD onde disponível


REDES SOCIAIS Instagram Facebook