Tamanho de fonte
Atualizado em quarta-feira, 15 de janeiro de 2020 - 15h28

Explorando o Rio São Francisco

Série especial foca em um dos rios mais importantes do país
Olívia Freitas no Rio São Francisco / Divulgação Olívia Freitas no Rio São Francisco Divulgação

A Band exibe neste sábado, 18, no Documento Band, às 22h, a reportagem Caminhos do São Francisco.

A reportagem especial viaja pelos 2830 quilômetros do Rio São Francisco, desde a nascente, em Minas Gerais, até a foz, em Alagoas, e ainda revela como o rio passa por um constante processo de adaptação do e sua capacidade de resistência.

Os repórteres mostram ainda como estão as obas da transposição das águas do rio no Nordeste brasileiro. Vários trechos inaugurados ainda não atendem as populações das cidades mais atingidas pela seca.

A reportagem flagra também os pontos com falhas estruturais que impedem o funcionamento dos canais, além dos atrasos nas obras, os custos triplicaram desde o início dos trabalhos, há 12 anos.

No norte de Minas, o desmatamento levou ao assoreamento do rio, que já foi o principal meio de transporte entre o Sudeste e o Nordeste do país. Hoje, barcos de grande porte não conseguem mais navegar.

Na foz do São Francisco, o mar está invadindo o rio, trazendo mudanças drásticas no ecossistema e, consequentemente, inviabilizando a pesca na região.

Ao longo do programa, o público poderá conhecer a beleza dos cânions do Xingó, as frutas que crescem no sertão graças a irrigação, as pinturas rupestres dos primeiros habitantes pré-históricos da bacia do São Francisco e as estórias de cidades como Sobradinho, inundadas para construção das usinas hidrelétricas.

A reportagem Caminhos do São Francisco vai ao ar neste sábado, 18, às 22h no Documento Band.

Acesse o site

 

HD onde disponível

Horário de Brasília


REDES SOCIAIS Instagram Facebook