Turistar

Talita Marchao é jornalista, especialista em Relações Internacionais e turista nas horas vagas

Páscoa 2022: Veja opções de viagens perto de SP para o feriado

23/03/2022 • 18:26 - Atualizado em 23/03/2022 • 19:21
Holambra fica a 134 km de São Paulo, e a viagem dura cerca de 1h45
Holambra fica a 134 km de São Paulo, e a viagem dura cerca de 1h45
Ariel Cahen/Prefeitura de Holambra

Muita gente está contando com a Semana Santa para tirar uns dias de folga e viajar, já que a Páscoa 2022 deve ser o primeiro feriado sem as medidas de uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos em muitas cidades do Brasil. Além disso, é um dos poucos feriados prolongados deste ano

Quem tiver sorte --ou oportunidade--, ainda pode tentar emendar o feriado da Páscoa 2022 (entre os dias 15 e 17 de abril) com Tiradentes (21 de abril, cai em uma quinta-feira). Vale lembrar que cidades como São Paulo e Rio de Janeiro adiaram os desfiles de escolas de samba do Carnaval 2022 de fevereiro para o feriado de Tiradentes por causa do avanço da ômicron.

Veja algumas opções de viagens para o feriado de Páscoa: são destinos que podem ser bem aproveitados em três dias.

Brotas

A cidade famosa pelas opções de ecoturismo fica a 244 km de São Paulo, e a viagem dura cerca de 2h30. Há opções para todos os gostos e idades: resorts para a família, pousadas charmosas para casais e até mesmo atividades para terceira idade. 

O programa mais famoso é o rafting pelas corredeiras do rio Jacaré Pepira, e as operadoras do passeio fornecem os equipamentos obrigatórios de segurança. Mas para quem não quer tanta emoção, há várias opções de hotéis fazenda e resorts com “day use” para passar o dia com a criançada nas piscinas. 

Holambra

Ainda não é tempo de Expoflora, mas a cidade super instagramável oferece passeios guiados pelos campos de produção de flores (pelo menos nas estufas). A caminhada pelo centro também rende bons passeios (e fotos), como no famoso moinho Povos Unidos --com 38 metros de altura-- ou pela rua repleta de guarda-chuvas coloridos. Holambra fica a 134 km de São Paulo, e a viagem dura cerca de 1h45. 

Monte Verde (MG)

A Páscoa 2022 pode ser uma boa opção (mais econômica) para passear pela cidade na Serra da Mantiqueira antes da alta temporada, quando os preços ficam mais salgados. Monte Verde tem hotéis e pousadas para todos os gostos (e bolsos), com atrações para casais e famílias inteiras. É um distrito de Camanducaia, e fica a 170 km de São Paulo, via rodovia Fernão Dias –a viagem dura cerca de 2h30, com a subida da serra.

Além do passeio pelo centro --e o fondue está em quase todos os cardápios da cidade--, Monte Verde tem trilhas com vistas de tirar o fôlego, como a Trilha do Chapéu do Bispo, de onde é possível ver o Vale do Paraíba; a Trilha da Pedra Redonda, com uma vista de 360 graus. Vale lembrar que algumas trilhas seguem fechadas por causa da pandemia.