5 exercícios para idosos praticarem em casa

Paula Roschel, do Jornal da Moda

Pessoas mais velhas tem que se exercitar com cuidado
Pessoas mais velhas tem que se exercitar com cuidado
PxHere

Manter o corpo ativo faz bem para a saúde física e mental. Se você está na terceira idade ou conhece alguém que esteja, confira cinco exercícios para idosos praticarem em casa, mesmo durante a pandemia.

Para fazer as atividades físicas em casa, entretanto, é necessário ter certeza que você está em condições, para não lesionar ou piorar quadros existentes, como de coluna e quadril.

5 exercícios para idosos praticarem em casa:

1 – Marcha estacionária
Para fazer a marcha estacionária basta realizar um movimento que imita o andar, trazendo os joelhos até a altura da cintura, ou até onde conseguir, alternadamente. Mantenha a postura ereta durante a atividade. Ela pode ser realizada de uma vez, durante 30 minutos, ou ao longo do dia, separado em seções de 5 minutos a cada duas horas – deitado ou sentado.

2 – Sentar e levantar
É muito importante trabalhar os músculos usados na hora de sentar e levantar, uma grande dificuldade para idosos. Sente-se em uma cadeira sem braços e tente levantar-se sem apoio, o que vai trabalhar os músculos da coxa. O ideal é realizar 3 séries de 15 repetições, com intervalos de 5 minutos. Se você sentir muita dificuldade, comece com menos repetições.

3 – Sentar e estender os joelhos
Ainda com a cadeira sem braços, pode-se também trabalhar os joelhos. Levante as duas pernas do chão, esticando-as para frente, e depois de volta ao chão. É uma ótima alternativa para quem encontra muita dificuldade no exercício de sentar e levantar. O ideal também são 3 séries de 15 repetições, mas lembre-se de criar intervalos entre elas.

4 – Levantar peso
Para manter a tonificação dos braços, realize um levantamento de pesos leves, como de 500g ou 1Kg. Caso você não tenha pesinhos próprios em casa, produtos que tenham o peso equivalente também servem (sacos de mantimentos ou garrafas com areia, por exemplo).

Esse exercício deve ser realizado com a pessoa sentada, com os pés no chão. Então basta esticar os braços ao lado do corpo, segurando os pesos, e levantá-los até a altura dos ombros. Neste caso, 2 séries de 10 repetições são melhores para começar, já que é uma atividade um pouco mais pesada.

5 – Aperte e solte
Muitos idosos sofrem com a falta de firmeza nas mãos. Para fortalecer esses músculos e as articulações dos dedos, é necessário fazer um exercício de apertar e soltar. Existem muitas bolinhas próprias para isso à venda, porém também pode ser realizado com uma bola de tênis ou até com algumas meias dobradas uma dentro da outra.

Não há um limite de repetições para a atividade, mas é recomendado deixar a bolinha escolhida próxima, para apertá-la periodicamente ao longo do dia. Antes da atividade física é importante estar bem hidratado e nutrido.