Como saber se são gases ou infarto? Especialista tira dúvidas sobre a doença

Da Redação, com Melhor da Tarde

Muita gente confunde dores de excesso de gases com a dor do infarto
Muita gente confunde dores de excesso de gases com a dor do infarto
PxHere

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 17 milhões de pessoas morrem por ano no mundo vítimas de doenças cardiovasculares. Além disso, em 2020 as mortes por doenças cardíacas aumentaram 50% em relação a 2019.  

Isto porque as pessoas, com medo da Covid-19, deixam de ir a hospitais e mortes em domicílio aumentaram 30% durante a pandemia. Por isso, o Melhor da Tarde conversou com o cardiologista Antônio Ghattas nesta quinta-feira, 19, para tirar as principais dúvidas. Veja a seguir: 

Diabético tem facilidade para ter infarto? 
O diabetes ele, em 80% das vezes, vai gerar um problema cardiovascular. O diabetes tem que ser muito controlado senão ele pode dar infarto ou AVC isquêmico. 

Estresse ou raiva pode causar infarto? 
Ter a coronária entupida, o estresse ajuda, mas ele não faz sozinho. Precisa ter um substrato, um colesterol, obesidade ou diabetes não controlado. 

Infarto fulminante pode acontecer entre os 30 e 40 anos? 
Estou com um jovem saudável de 35 anos que infartou, entupiu a artéria coronária. Não é comum. A não ser que seja um grande fumante, usuário de cocaína ou de anabolizantes.  

O tamanho da barriga (circunferência abdominal) ajuda a ter infarto? 
Em 2004, a gente descobriu que o colesterol faz mal, o tabagismo faz mal, e a barriga faz mal. Lá dentro se fabricam diabetes, pressão alta. Para os homens, mais de 102 cm de circunferência abdominal. Na mulher, acima de 88. A circunferência abdominal é medida dois dedos acima do umbigo. 

Como identificar uma dor do infarto ou gases? 
A dor no peito de coronária entupida parcialmente se chama angina, quando fecha 100% é infarto. É uma dor, um peso, um aperto. Em geral, não é em cima do coração, é no meio, próximo à boca do estômago. A dor que dá na mama esquerda, uma pontada, agulhada, pode ser gases. Lembrando que a dor do coração piora com esforço físico.  

Infarto deixa sequelas? 
A insuficiência cardíaca é o coração que ficou fraco. Se eu tiver um infarto, ele vai bombear menos sangue, ficando insuficiente para alimentar o oxigênio de todo o corpo. Essa é a pior coisa que pode acontecer, além da morte, no infarto. A gente tenta descobrir o entupimento antes do infarto.