Meditação na pandemia: cresce a preocupação com a saúde mental

Da Redação, com Jornal da Band

Meditação na pandemia: cresce a preocupação com a saúde mental
Meditação na pandemia: cresce a preocupação com a saúde mental
PxHere

Como fazer meditação para ansiedade? Como espairecer a mente e se tornar uma pessoa mais calma? Foram as perguntas que dispararam nas buscas pela internet durante a pandemia. As respostas a estes questionamentos você vê na reportagem de Sonia Blota, para o Jornal da Band.

A capital paulista: trânsito, barulho, providência para tomar em casa, boleto, banco, notícias que chegam a todo minuto. A ciência já provou que a gente precisa parar um tempo para se reconectar com o próprio corpo. Agora, entre nós, é fácil isso? O músico Renato Heredia encontrou a solução na meditação. 

"Então, você realmente consegue dar uma pausa, uma respirada, uma olhada ao redor. Inspira mais você, né? A ter ideias novas", disse. Casado com Mari, professora de ioga, ele descobriu na pausa diária um momento de saúde mental. E os dois já ensinam a Isis, de três anos, a crescer sabendo fechar os olhos e respirar. 

Mas se você pensa que é a prática é só para poucos, está muito enganado. Um caninho da casa já é o suficiente para meditar. No pequeno apartamento com o marido em home office e o filho Gustavo de 2 anos, Isaura Cranemberg é o que pode se chamar de supermulher. Amamente, trabalha como analista de sistemas e ainda faz bolos para turbinar a renda da família. 

"A meditação melhorou meu sono, melhorou a postura. Eu precisava aprender a respirar. Quando está tenso, no meio da TPM, o Gustavo em cima, um monte de bom para entregar. Eu tenho que parar, respirar e aí eu volto", conta. 

As buscas na internet por termos como "meditação" atingiram o recorde dos últimos 16 anos. No último ano, a pergunta "Como fazer meditação para ansiedade?" cresceu 40 vezes.

"No ocidente virou moda a gente achar que tem que ter um mega tapete, que tem que ter roupa, que tem que estudar em um lugar chique. A hora que puder, tudo bem, nada contra, mas não precisa! Na verdade, a ioga é uma filosofia que é o seu corpo. Você acessando o seu corpo de uma forma especial, um olhar para o corpo. E não só o físico, né? É uma prática que você não precisa nem se isolar numa gruta", disse Mari Keller.

"Eu era essa executiva estressada que trabalhava 16 horas por dia e, quatro anos atrás, eu descobri essa técnica que é super rápida e que você pode ir fazendo no metrô, que você pode fazer dentro do avião, dentro do Uber ou dentro de casa", conta Alexandra Bittencourt, professora de meditação.