Obesidade: especialistas revelam mitos e verdades da cirurgia bariátrica

Da Redação, com Melhor da Tarde

Nesta quinta-feira, 14, o tema abordado no Melhor da Tarde foi a obesidade. O programa entrevistou a endocrinologista Andressa Heimbecher que explicou que a depressão pode piorar o sobrepeso e vice-versa. Segundo ela, muitas vezes a pessoa por ter uma alteração emocional e acaba buscando alimentos conforto. Ou seja, buscam a felicidade no alimento.  

Em entrevista, o gastrocirurgião Eduardo Greco contou que a indicação para uma cirurgia bariátrica não vale para todas as pessoas. Adolescentes com menos de 16 anos não podem realizar a cirurgia. Ele é indicado para pessoas com IMC cima de 40 ou acima de 35, caso tenham alguma comorbidade. 

O paciente precisa procurar um especialista para indicar o melhor tratamento. O paciente vai passar por vários médicos, inclusive psicólogo, para ver de fato qual será a melhor indicação para cada caso.

Grego lembra que, o mais importante é a manutenção do peso do paciente, não é apenas emagrecer. O médico precisa cuidar da saúde desse paciente para o resto da vida, pois o ganho de peso pode voltar a ocorrer caso exista algum problema na família, trabalho e etc.