Treinos digitais, ao ar livre e exercício como “remédio”: veja tendências fitness para 2021

Angélica Banhara, do Metro Jornal

Prometeu fazer exercícios nas resoluções de ano novo? Confira modalidades em alta
Prometeu fazer exercícios nas resoluções de ano novo? Confira modalidades em alta
Pixabay

O ano de 2020 representou uma revolução nas nossas vidas: a pandemia mudou o comportamento das pessoas e o mundo fitness não ficou de fora. As pessoas descobriram novas maneiras de se exercitar, muitas academias fecharam, outras estabeleceram novas formas de atender os clientes, os treinos on-line ganharam relevância e o planeta reconheceu a importância da prática de atividade física para a saúde, a imunidade e o fortalecimento físico e mental.

Essas mudanças se refletiram em uma inversão das tendências para as atividades físicas. Confira a lista que acaba de ser divulgada pelo American College of Sports Medicine (ACSM), uma das entidades esportivas mais respeitadas do mundo.

1- Treinos on-line:
O fechamento de academias, a proibição das aulas coletivas e a valorização das atividades físicas para a saúde fizeram os treinos virtuais ganharem destaque em 2020 e permanecerem como a grande tendência para 2021. As aulas podem ser acessadas ao vivo, por ferramentas como o Zoom ou plataformas como Instagram ou Youtube, ou pré-gravadas e acessadas via plataformas ou aplicativos de treinos.

  1.  
  2. 2-  Tecnologia wearable:
    Aparelhos e dispositivos tecnológicos que podem ser “vestidos” para auxiliar a prática de atividade física, como relógios e pulseiras que monitoram batimento cardíaco, distância e velocidade da corrida.
  3.  
  4. 3- Treino com o peso do próprio corpo:
    Ele melhora o condicionamento físico e trabalha os músculos do corpo todo com exercícios como agachamento, afundo, flexão de braços, prancha, abdominais. Subiu no ranking como tendência por não exigir acessórios, ser barato, eficaz e poder ser realizado em qualquer lugar.
  5.  
  6. 4- Atividades ao ar livre:
    Caminhar, correr ou andar de bicicleta se tornaram opções aos treinos em casa e ganharam mais adeptos com a pandemia.
  7.  
  8. 5- Treino intervalado de alta intensidade (HIIT):
    Treinos curtos quem intercalam atividade intensa com intervalos de descanso para aumentar o gasto calórico e o condicionamento físico.
  9.  
  10. 6- Exercício como “remédio”:
    Segue a iniciativa “Exercise is medicine”, que encoraja os médicos a recomendarem a atividade física como parte do tratamento e prevenção de doenças.
  11.  
  12. 7- Treino de força com peso livre:
    A categoria apareceu pela primeira vez na pesquisa em 2020 e perdeu posições para 2021.
  13.  
  14. 8- Programas de exercícios para adultos 60+:
    A categoria ganhou destaque com o aumento da expectativa de vida da última década e deve se manter em alta por conta da importância atividade física para uma vida saudável.
  15.  
  16. 9- Treino com personal:
    Se exercitar com um profissional que desenvolve um programa de exercícios focado nas suas necessidades e que acompanha de perto os resultados vai ajudá-lo a atingir os objetivos.
  17.  
  18. 10- Coaching de saúde/bem-estar:
    Integra ciência do comportamento aos programas de promoção da saúde e medicina do estilo de vida. O foco do coach são os valores, necessidades e objetivos de curto e longo prazo do cliente e o uso de estratégias para mudança de comportamento