BandNews FM

Dia das Mães: "Desejo que sejam felizes como escolherem", diz mãe de três filhos

BandNews FM apresenta nesta semana série de reportagens com histórias de mães refletindo sobre maternidade

Rádio BandNews FM

Rádio BandNews FM apresenta a série "Deixa a Mãe Falar"
Rádio BandNews FM apresenta a série "Deixa a Mãe Falar"
Rádio BandNews FM

A BandNews FM apresenta ao longo desta semana o quadro “Deixa a Mãe Falar”, com histórias de mulheres de diferentes regiões do país que refletem sobre a maternidade. Elas falam das angústias, alegrias e tristezas no processo de criação dos filhos, e deixam ensinamentos sobre esse processo.

Nesta quinta-feira (02), conhecemos a história de Cláudia Barreto, de 57 anos. Moradora do Rio de Janeiro, Cláudia engravidou em três momentos da vida: aos 21, 40 e 46 anos.

A primeira gestação dela, aos 21 anos, foi com o namorado da época, quando cursava o último ano de faculdade. No relato à BandNews FM, Cláudia enfatizou que a vontade de se tornar mãe sempre existiu, mas que, tão jovem e cheia de anseios, aquele não era o melhor momento.

Grávida do filho Diogo, que hoje tem 35 anos, ela precisou deixar sonhos profissionais em segundo plano e contou com o apoio de familiares para lidar com o desafio da maternidade e se dedicar totalmente à criança que chegava.

Anos mais tarde, Cláudia Barreto se separou e encontrou outro parceiro, com quem pôde planejar a segunda gravidez. Com quase 40 anos, em um momento de maior maturidade e estabilidade, o nascimento de Manuela trouxe outros desafios, como conciliar a maternidade e o mercado de trabalho para se manter presente na vida dos filhos, apesar de toda a cobrança profissional.

Com quase 46 anos, Cláudia foi surpreendida de verdade: dessa vez, quem estava a caminho era a filha Valentina, que hoje tem 11 anos. No momento mais calmo da vida, Cláudia se viu grávida pela terceira vez. Para ela, a maternidade tardia foi a mais desafiadora de todas.

Cláudia afirmou que não é fácil ser mãe mais velha e que tem preocupações quanto ao futuro. No entanto, para ela, Valentina é um presente e um grande incentivo: “Eu olho para ela e vejo que tenho que estar firme e forte para acompanhá-la e estar ao lado dela. Isso me estimula muito”, relata.

Ao passar pela maternidade em três diferentes momentos da vida, a mãe retratada na série “Deixa a Mãe Falar” relata os desafios ao engravidar dos filhos e deseja estar presente para que eles contem com seu apoio e amor, apesar das surpresas ao longo da trajetória.

“O que eu deixo para os meus três filhos são exemplos de seres humanos bem encaminhados na vida. O que importa é a gente ser feliz da maneira que a gente escolher e da maneira que a vida trouxer para a gente”.

Confira a reportagem completa no YouTube! 

Tópicos relacionados