Esportes

Brasil contrata técnico Aleksandar Petrovic para o Pré-Olímpico de basquete

Treinador de 65 anos retorna ao cargo após duas temporadas para comandar a seleção brasileira em busca de uma vaga em Paris 2024; saída em 2021 foi marcada por polêmicas

Da Redação

Aleksandar Petrovic está de volta à seleção brasileira de basquete
Aleksandar Petrovic está de volta à seleção brasileira de basquete
Divulgação / FIBA

Aleksandar Petrovic está de volta à seleção brasileira de basquete. O treinador de 65 anos foi anunciado como novo comandante do Brasil na modalidade pela Confederação Brasileira de Basquete na manhã desta quinta-feira (18). Ele chega com a comissão técnica formada pelos auxiliares técnicos Tiago Splitter, campeão da NBA pelo San Antonio Spurs em 2014 e hoje no Houston Rockets, Helinho Garcia (SESI Franca), Bruno Savignani (Bétis-ESP) e Demétrius Ferracciú (Paulistano).

Aleksandar Petrovic terá a missão de liderar a seleção brasileira para a Olimpíada de Paris 2024 no Pré-Olímpico da Lituânia. O torneio será disputado entre os dias 2 e 7 de julho e apenas o vencedor se classifica para os Jogos. O Brasil vai encarar Camarões e Montenegro na primeira fase, e, caso avance às semifinais, terá Letônia, Filipinas ou Geórgia pela frente.

A contratação de Petrovic acontece após o desligamento de Gustado de Conti, que estava no comando da seleção brasileira de basquete. O croata foi derrotado pela Alemanha na última edição do Pré-Olímpico e ficou de fora da Olimpíada de Tóquio, realizada em 2021 por conta da pandemia da Covid-19. Ele pediu demissão logo na sequência.

.

Caso vença o Pré-Olímpico da Lituânia, o Brasil irá para o grupo B, que tem França, Alemanha e Japão.

Saída foi marcada por polêmica nas redes sociais

Logo após a derrota no Pré-Olímpico de 2021, Petrovic fez uma postagem nas redes sociais explicando por que o Brasil não conseguiu triunfar. O croata chegou a citar Didi Louzada e Raulzinho Neto ao afirmar que precisava de um chutador e de um jogador que pudesse “continuamente romper”, além de um atleta alto da posição 3 (ala).

Didi Louzada e Raulzinho pediram dispensa do Pré-Olímpico de 2021. Além deles, Marquinhos e Gui Santos (hoje no Golden State Warriors, da NBA), também solicitaram para não jogar o torneio. À época, a declaração pegou mal dentro da seleção brasileira.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais