
O pecuarista e criador de conteúdo norte-americano Brian Firebaugh, conhecido nas redes como Cattle Guy (Cara do Gado) está processando o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e governo devido a uma lei que quer proibir o uso do TikTok no país. Cara de Gado alega que o veto à plataforma seria o fim dos seus negócios e tiraria o pão dos seus filhos.
O americano é dono de uma fazenda de gado localizada no Texas e disse que alavancou o seu negócio, nos últimos anos, com os conteúdos que compartilha no TikTok. A proibição do uso da plataforma violaria seus direitos garantidos na Primeira Emenda da Constituição norte-americana, que garante liberdade de expressão.
A lei foi assinada pelo presidente Joe Biden em abril e proíbe o TikTok nos Estados Unidos, caso não seja vendido dentro de um ano, já que a dona da plataforma é a empresa chinesa ByteDance, sediada na China, e que não garante a segurança das informações aos americanos, segundo o governo. O Cara do Gado entrou com a ação na terça-feira (14) e disse, nas redes, que espera que a lei seja declarada inconstitucional. Segundo ele, “se houvesse realmente preocupação com os dados dos usuários, haveria leis abrangentes para proteger os dados em todas as redes”.