Band Multi

Campanha de vacinação contra a gripe já começou em Agudos

A vacina estará disponível aos grupos prioritários

Por Hiltonei Fernando

A vacina estará disponível aos grupos prioritários
A vacina estará disponível aos grupos prioritários
foto: cedida

A temporada de vacinação contra a gripe influenza já começou em Agudos e se estenderá até o dia 31 de maio, conforme anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa visa imunizar a população contra os vírus da influenza, prevenindo casos graves da doença e reduzindo sua propagação.

Os principais sintomas da gripe incluem febre, tosse, dor de garganta, dores musculares, dor de cabeça, fadiga e, em alguns casos, vômitos e diarreia. Embora os sintomas possam variar de leves a graves, a gripe pode ser especialmente perigosa para grupos vulneráveis, como idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com condições de saúde subjacentes.

“A imunização através da vacinação desempenha um papel crucial na proteção da saúde individual e coletiva. Além de reduzir o risco de complicações graves da gripe, a vacinação ajuda a interromper a transmissão do vírus na comunidade, contribuindo para a saúde pública como um todo”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Tatiana Amarilia.

A vacina estará disponível aos grupos prioritários em todas as salas de vacinas do município. A orientação é para que os interessados procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Durante o mês de abril, todos os sábados a sala de vacina do Posto de Saúde Central (Praça Santo Antônio) funcionará das 8h às 12h.

Durante o início da campanha, a vacina estará disponível exclusivamente para os grupos prioritários, conforme listado pelo Ministério da Saúde. 

Confira os grupos prioritários:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

Trabalhadores da saúde.

Gestantes.

Puérperas.

Professores.

Idosos com 60 anos ou mais.

Profissionais das forças armadas.

Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

Pessoas com deficiência permanente.

Caminhoneiros.

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbano.

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas em situação de rua.