Uma turma de 30 estudantes, que estão cursando o 6º e o 7º ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Doutor Domingos de Magalhães, em Jaú-SP, conheceu um pouco da história do Mercado Municipal "Seiko Onozaki Kataoka", na manhã desta sexta-feira (12).
Esta é a segunda turma da unidade escolar que vai ao Mercadão conhecer um pouco de sua história. A ideia de levar os estudantes partiu da Professora Rosa Maria Turino Beltrame e está alinhada às diretivas da disciplina eletiva Turistando. De acordo com a professora muitos estudantes nunca foram ao local e não conhecem a história desse patrimônio histórico-cultural de Jaú-SP.
O estabelecimento, que foi criado em 1898 com objetivo de comercializar a produção agrícola dos pequenos produtores rurais, evoluiu e atualmente é um centro comercial que oferece diversos produtos e alimentos.
Acontecimentos ocorridos desde a criação do estabelecimento em 1889 foram narrados pelo servidor da Prefeitura, lotado na Secretaria de Agricultura (Seagri) Valdemar José Pereira. Ao longo da história o Mercadão passou por muita coisa. Suas atividades foram interrompidas durante a Primeira (1914 - 1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), e a pandemia Covid-19 também interferiu em seu funcionamento.
A Prefeitura, por meio da Seagri, está investindo no Mercadão. Os banheiros foram reformados e documentação para reforma com vistas à acessibilidade e outras adequações necessárias para continuidade do atendimento ao público está em andamento.
Pelo menos 30 alunos passaram pelo local
foto: cedida