Band Multi

Americana registra primeira morte por dengue neste ano

Vítima é um homem de 74 anos, que foi infectado pelo sorotipo 2 da doença

Da Redação

A Vigilância Epidemiológica de Americana (SP) confirmou, nesta segunda-feira (15), a primeira morte por dengue neste ano. A vítima é um homem de 74 anos, morador do bairro Morada do Sol.

Segundo a prefeitura, o paciente morreu no dia 26 de março. Ele estava internado no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. A confirmação foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz, que diagnosticou a presença do sorotipo 2 da dengue.

Neste ano, são 817 casos e uma morte até esta segunda-feira (15). Em 2023 o município teve uma morte por dengue, enquanto em 2022 foram oito. 

Ações

Em nota, a prefeitura afirma que, desde fevereiro, está em ação a campanha “Americana contra a dengue – Um mosquito não é mais forte que uma cidade inteira”. A iniciativa tem como principal foco os mutirões para recolhimento de materiais que possam servir como criadouros.

O trabalho também engloba a revisão e atualização do fluxo de manejo clínico e coleta de exames para diagnóstico, mobilização junto às escolas municipais e estaduais, distribuição de folhetos e cartazes, visitas de casa em casa com remoção de criadouros e orientações e atividades educativas em locais de grande circulação de pessoas.

Somente no mutirão já foram 52.643 imóveis visitados e 8,8 toneladas de materiais removidos pelos agentes de controle de endemias.

Tópicos relacionados