Band Multi

Após furto, Hospital Maternidade de Campinas suspende atendimento do SUS

Crime no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia foi percebido por funcionários da equipe de limpeza na manhã deste domingo (27)

Amanda Florentino

Gavetas da recepção do Ambulatório reviradas
Gavetas da recepção do Ambulatório reviradas
Divulgação/HMC

Um furto ocorrido no Hospital Maternidade de Campinas (HMC) obrigou a unidade de saúde a suspender o atendimento de pacientes do SUS no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia, a partir desta segunda-feira (28). De acordo com a direção do Hospital, o furto foi percebido por funcionários da equipe de limpeza, na manhã deste domingo (27). Foram levados computadores, impressoras, monitores usados para prestar assistência aos pacientes, micro-ondas e materiais de uso exclusivo de médicos e enfermeiros, como carimbos.

Para entrar no hospital, os criminosos cortaram a cerca elétrica e pularam o muro. Já dentro da unidade, arrombaram a porta do Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia e reviraram armários e gavetas. Devido ao arrombamento seguido do furto de equipamentos, o hospital precisou suspender os atendimentos e agendamentos de novas cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a direção da unidade de saúde, por mês, o Ambulatório do HMC, que fica na Avenida Francisco Glicério, no Centro, realiza cerca de 640 consultas e agenda entre 80 e 100 cirurgias ginecológicas para pacientes do SUS.

O presidente do HMC, Dr. Marcos Miele, fez um apelo às empresas e à comunidade para que contribuam com doações financeiras ou de equipamentos, principalmente de computadores e impressoras, para que a unidade possa retomar o funcionamento o mais rápido possível, “Como estamos em grande dificuldade financeira, não temos como repor os itens roubados. Desta forma, a população será prejudicada até contabilizarmos as perdas e danos, repará-los e acertamos esse fluxo com a Secretaria de Saúde Municipal”, explica.

Ninguém foi preso. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Campinas e segue em investigação para identificar os suspeitos. 

Tópicos relacionados