Band Multi

Campinas confirma mais três mortes por dengue e total chega a 11

Entre as novas vítimas está uma criança de 10 anos

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) confirmou, na tarde desta quarta-feira (17), mais três mortes por dengue na cidade este ano. Com isso, o total chega a 11 em 2024. As novas vítimas têm 84, 43 e 10 anos. Todos foram infectados com o sorotipo 2.

As novas vítimas são:

- Menina, 10 anos

  • Atendida na rede pública de saúde e moradora da área de abrangência do CS Fernanda. Ela tinha comorbidades, apresentou sintomas em 1º de abril e morreu em 5 de abril. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.

- Mulher, 84 anos

  • Atendida na rede privada de saúde e moradora da área de abrangência do CS Santos Dumont. Ela tinha comorbidades, apresentou sintomas em 7 de março e morreu em 12 de março. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.

- Homem, 43 anos

  • Atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS Pedro Aquino. Ele não tinha comorbidade, apresentou sintomas em 13 de março e morreu em 17 de março. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.

Sorotipos dengue 

A dengue tem quatro sorotipos e a infecção por um deles cria imunidade contra o mesmo sorotipo, mas não para todos, explica a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além disso, infecção com um sorotipo seguida por outra infecção com um sorotipo diferente aumenta o risco de dengue grave e até morte.

Entre os sintomas de alerta da doença, estão: 

  • Febre;
  • Manchas vermelhas pelo corpo;
  • Dor abdominal;
  • Vômito persistente;
  • Sangramento na gengiva, no nariz ou na urina.

Ao perceber qualquer sintoma, a pessoa deve procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. 

As formas de prevenção são as já conhecidas pela população: limpeza dos quintais para evitar água empoçada, que é criadouro do inseto, e receber os agentes de saúde para fazer a vistoria em possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Outras morte neste ano

- Mulher, 39 anos, atendida na rede pública e moradora da área de abrangência do Centro de Saúde (CS) União de Bairros. Ela tinha comorbidades, apresentou sintomas em 24 de fevereiro e morreu em 2 de março. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.

- Mulher, 91 anos, atendida na rede privada de outro município e moradora da área de abrangência do CS Santo Antônio. Ela tinha comorbidades, apresentou sintomas em 24 de janeiro e morreu em 30 de janeiro. O sorotipo não foi identificado no exame.

- Homem, 63 anos, atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS Vista Alegre. Ele tinha comorbidades, apresentou sintomas em 8 de março e morreu em 13 de março. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 1.

- Mulher, 89 anos, atendida na rede privada e moradora da área de abrangência do CS Sousas. Ela teve sintomas em 10 de março e morreu em 14 de março. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 1.

- Homem, 72 anos, atendido na rede pública e morador da área de abrangência do Centro de Saúde União dos Bairros. Ele tinha comorbidades, apresentou sintomas em 27 de fevereiro e morreu em 3 de março. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.

- Homem, 94 anos, atendido na rede privada e morador da região de abrangência do Centro de Saúde Integração. Ele tinha comorbidades, apresentou sintomas em 10 de fevereiro e morreu em 15 de fevereiro. O sorotipo não foi identificado no exame.

- Mulher, 86 anos, atendida na rede privada e moradora da região de abrangência do Centro de Saúde DIC III. Ela tinha comorbidades, apresentou sintomas em 11 de fevereiro e morreu em 15 de fevereiro. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.

- Mulher, 94 anos, atendida na rede privada e moradora da região de abrangência do Centro de Saúde Eulina. Ela tinha comorbidades, apresentou sintomas em 30 de janeiro e morreu em 12 de fevereiro. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 1.

Estatísticas e emergência

De 1 de janeiro até quarta (17), Campinas teve 55.176 casos confirmados e 11 mortes. A cidade está em epidemia, declarou situação de emergência em 7 de março, e a Saúde já divulgou um alerta sobre a transmissão da doença em todas as regiões da cidade.
 

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.