Band Multi

Campinas: obras de requalificação na José Paulino, no Centro, começam na terça

O prazo estimado para execução é de 12 meses; com investimentos de R$ 4,4 milhões

Da Redação

Etapa inicial do projeto inclui mapeamento da localização das redes de água e esgoto
Etapa inicial do projeto inclui mapeamento da localização das redes de água e esgoto
Divulgação/Emdec

As obras de requalificação da rua José Paulino, no Centro de Campinas (SP), começam nesta terça-feira (21). Nesta etapa, os trabalhos têm início pela região do cruzamento com a avenida Orosimbo Maia. Não haverá interdições viárias, porque os trabalhos serão concentrados nas calçadas e envolvem o mapeamento da localização das redes de água e esgoto, ao longo da via. 

Foram investidos cerca de R$ 4,4 milhões, com verba de secretaria de Transportes (Setransp). O prazo estimado para execução de todo projeto é de 12 meses.

O projeto prevê acesso seguro e confortável para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. Privilegia o resgate do espaço público para as pessoas e o caminhar com segurança. 

De acordo com a Prefeitura de Campinas, a rua José Paulino é ponto estratégico para a requalificação do Centro. Servirá de modelo e indutor para a cidade. 

Obras 

A requalificação da rua José Paulino contempla recape e regularização do asfalto, nova sinalização horizontal e vertical, substituição do pavimento das calçadas, além da implantação de piso podotátil e botoeiras sonoras. 

Também serão implantadas seis novas paradas de ônibus com abrigos. Duas das paradas terão plataformas elevadas.  

Além disso, a região ganhará rampas de acessibilidade e implantação de piso podotátil, indicando as rotas acessíveis.  

Entre as ruas Treze de Maio e Costa Aguiar, o pavimento será nivelado na altura da calçada, proporcionando a fluidez no "calçadão". O nivelamento também tem o objetivo de diminuir a trepidação na Catedral Metropolitana, protegendo o patrimônio histórico. 

A via

O limite de velocidade na via será reduzido para 40 km/h. Os trabalhos serão executados em 835 metros, nas nove quadras da via.  

A José Paulino faz cruzamento com vias importantes, como: Benjamim Constant, Campos Sales, Treze de Maio (calçadão). 

Levantamento realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em 2017, aponta a circulação de 21 mil pedestres por dia, na rua José Paulino. 

Na via circulam, diariamente, 33 linhas do transporte coletivo municipal e outras nove linhas intermunicipais. Somente do transporte municipal são 183 ônibus, com várias viagens pela via. 

Tópicos relacionados