Campinas: procura por credenciamento de vagas para idosos tem crescimento de 23%

Segundo a EMDEC, foram emitidas mais de 16 mil credenciais só em setembro de 2024

Bruna Azevedo

Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), a procura da emissão para obter a credencial de vagas para idosos cresceu em 23% na cidade, entre os anos de 2022 e 2023. Os dados apontam que esta tendência de alta deve continuar. Foram emitidas mais de 16 mil credenciais só em setembro deste ano, superando o número registrado no mesmo período no ano passado.

Essa alta no crescimento da busca pelo credenciamento acompanha o aumento nó número de pessoas idosas no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ibge) apontam que este grupo supera a quantidade de brasileiros de 15 a 24 anos (14,8%).

A equipe de reportagem da Band entrevistou o professor de futebol Ligio de Carvalho, que possui 69 anos e utiliza o credenciamento na cidade desde 2020. Ligio comenta a dificuldade em encontrar as vagas preferenciais na cidade, dizendo que muitos carros sem a carteira do idoso estacionam nos únicos locais reservados para o estacionamento preferencial.

De acordo com a EMDEC, 5% das vagas de uso público são destinadas a pessoas idosas, a partir de 60 anos. O uso dessas vagas por pessoas sem o documento é sujeito a uma multa de R$293,47. A população pode denunciar o uso indevido e solicitar a fiscalização pelos canais de atendimento da EMDEC, no telefone 118 e o Whatsapp 19 3731-2910.

Importante ressaltar que a emissão da credencial é feita de maneira online através do aplicativo "EMDEC", disponível gratuitamente no Google Play e App Store. Além disso, a validade do documento é de cinco anos, sendo necessário renovação após este prazo.

*Estagiáia sob supervisão.

Tópicos relacionados