Band Multi - Campinas e Região

Campinas realiza 17º mutirão contra a dengue neste sábado (25)

Ação começa às 8h e passará pelos bairros Centro, Cambuí, Bosque e Ponte Preta

Da Redação

Campinas realiza 17º mutirão contra a dengue neste sábado (25)
Foto/Carlos Bassan

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) realiza neste sábado (25) o 17º mutirão municipal de 2024 para prevenção e combate à dengue. A ação começa às 8h e passará por quatro bairros que terão os imóveis visitados por agentes de saúde e voluntários: Centro, Cambuí, Bosque e Ponte Preta.

O ponto de encontro das equipes participantes é o Centro de Educação Infantil Prefeito José Pires Neto, que fica na rua Joaquim de Paula Souza, número 125, no Jardim Proença.

O mutirão deste sábado deve reunir cerca de 150 voluntários e agentes da saúde, incluindo os trabalhadores da empresa terceirizada Impacto Controle de Pragas, que atuam nas visitas aos imóveis para orientação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

A administração repete a estratégia de usar drones para localizar grandes criadouros como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono. 

A melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente, em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.

Estatísticas das secretarias municipal e estadual de saúde mostram que 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão nas residências. Então, o enfrentamento à epidemia exige esforço compartilhado entre poder público e população para eliminar qualquer espaço com água que possa ser usado pelo inseto para proliferação.

A pessoa que tiver febre deve procurar um Centro de Saúde imediatamente para diagnóstico clínico. A saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação do paciente.

Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos, deve buscar o quanto antes por auxílio em Pronto-Socorro ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Tópicos relacionados