Band Multi

Campinas registra primeira morte por gripe e reforça importância da vacinação

A vítima é um homem de 48 anos, que tinha comorbidades

Da Redação

Campinas reforça importância da vacinação
Campinas reforça importância da vacinação
Gilberto Marques/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) confirmou, nesta terça-feira (16), primeira morte por gripe em 2024. Diante disso, a pasta decidiu reforçar a orientação para que a população tome a vacina contra a gripe.

A vítima é um homem de 48 anos, que tinha insuficiência respiratória crônica e dependência de oxigenoterapia, teve a morte confirmada em 24 de março. No ano passado, a cidade registrou 12 mortes por gripe, três delas no primeiro trimestre.

"A infecção pela gripe pode causar complicações como pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e morte. A vacina tem o objetivo de evitar gravidade e óbitos", destacou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Von Zuben.

Campanha de vacinação

A Secretaria de Saúde aplicou 87.030 doses de vacina contra a gripe nas três primeiras semanas de campanha deste ano. O balanço inclui o Dia D de imunização realizado sábado, 13 de abril, e as doses continuam disponíveis nos 68 centros de saúde (CSs) da cidade.

Neste momento, a campanha é direcionada para grupos prioritários e a Saúde enfatiza a importância da imunização para esta população em que a gripe pode provocar a morte. Este público-alvo total está estimado em 478,2 mil e a meta da Saúde é imunizar 90% de cada um da lista.

"A influenza pode causar piora de doenças crônicas já existentes, sendo que pessoas com fatores de risco são os mais vulneráveis às complicações da influenza/gripe. Portanto, devem ser vacinadas o mais precocemente possível", ressaltou Andrea.

A cobertura geral corresponde a 20,15%. A campanha teve início em 25 de março e, somente no dia D de vacinação, foram aplicadas 6.880 doses.

Dose é segura

A coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, ressaltou que a dose é segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. Ela destacou ainda a importância do imunizante para evitar complicações pela infecção que podem resultar em internações ou morte.


Cobertura dos maiores grupos

Idosos – 23,09%
Puérperas – 12,69%
Crianças – 12,20%
Gestantes – 9,69%

No caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez, é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.

Lista completa de grupos prioritários

Idosos (60 anos ou mais)
Gestantes e puérperas
Trabalhadores da área de saúde
Trabalhadores da área de educação
Crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos
Pessoas com deficiência permanente
Pessoas com comorbidades
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
Trabalhadores portuários
Povos indígenas
População em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e salvamento
População do sistema de privação de liberdade
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)

Como receber a vacina?

As salas de vacinação funcionam conforme horário de funcionamento de cada CS. Detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos, estão no site da prefeitura.

É preciso agendamento?

Não é preciso realizar agendamento para receber a vacina contra a gripe.


O que levar?

A Secretaria de Saúde orienta a apresentação de documento de identidade com foto. Além disso, é recomendado levar a caderneta de vacinação, se tiver.
 

Tópicos relacionados