Band Multi

Cardápio do Domingo de Páscoa: 7 dicas para economizar e fazer bonito à mesa

Por

Com um pouco de criatividade e boas escolhas, é possível oferecer um almoço especial
Com um pouco de criatividade e boas escolhas, é possível oferecer um almoço especial
Freeepik

Domingo de Páscoa chegando, este ano, no dia 9 de abril e já começa a dúvida: como servir um cardápio gostoso e que encha os olhos sem falir o bolso? Pois saiba que, com um pouco de criatividade e fazendo as melhores escolhas de ingredientes, é possível oferecer um almoço de domingo especial para a família toda – e ainda ganhar muitos elogios!

“É comum que nessa época os ingredientes tradicionais fiquem mais caros, em face da grande procura, por isso a ideia é fugir da mesmice e inovar nas receitas, caprichando nos temperos e sabores [...] Em geral, outra dificuldade é aliar o valor que se deseja gastar ao número de pessoas, já que é época de confraternização, mas não é preciso se preocupar: há pratos diferentes que ficam deliciosos, bonitos e rendem, compondo a mesa com perfeição”, destaca Caio Nunes, professor de gastronomia da UniMetrocamp.

Confira dicas:

1 - Planeje com antecedência. Isso permite que você tenha tempo de comparar preços em diferentes lojas e aproveitar promoções.

2 - Faça pratos caseiros. Ao invés de comprar pratos prontos, considere fazer você mesmo as receitas, como as que sugerimos a seguir. Isso pode ser mais barato e também permite que você personalize o sabor e os ingredientes, além de criar um momento divertido com a sua família ou amigos, com todo mundo participando.

3 - Compre ingredientes em grandes quantidades. Se você está planejando fazer pratos caseiros, compre ingredientes em grandes quantidades para economizar dinheiro. Isso é especialmente útil para itens não perecíveis, como farinha, açúcar, sal e outros temperos.

4 - Compre carnes mais baratas e de qualidade. Ao invés de comprar cortes caros de carne, considere opções mais acessíveis, como peixes mais baratos ou carne de porco. Essas opções podem ser igualmente deliciosas e econômicas.

5 - Peça para que cada um traga um prato. Se você está com um orçamento limitado, considere convidar amigos e familiares para uma festa onde cada pessoa traz um prato para compartilhar. Isso pode ser uma ótima maneira de desfrutar de uma variedade de receitas sem gastar muito dinheiro.

6 - Aproveite as promoções. Fique atento às ofertas e descontos no comércio durante esse período. Muitos estabelecimentos oferecem preços mais vantajosos nos produtos sazonais para estimular as compras, como alimentos e bebidas típicas da época, como ovos de chocolate, vinhos e peixes.

7 - Compre de produtores locais e dê preferência a alimentos da época. Além desse tipo de alimento ser mais barato, você também ajuda a apoiar a economia da sua comunidade ou do seu bairro. Procure por mercados de agricultores ou cooperativas de alimentos locais para obter os ingredientes mais frescos e acessíveis. Use a sazonalidade a seu favor!

“Economizar na Páscoa não significa que você precisa sacrificar o sabor ou a qualidade dos pratos que vai servir. Com um pouco de planejamento e criatividade, você pode preparar uma refeição deliciosa e econômica para celebrar a data com aqueles que você ama”, ressalta o professor Caio Nunes.

Tópicos relacionados