Band Multi

Dengue: CSs de Campinas voltam a atender em horário estendido neste sábado (30)

A medida foi tomada diante do aumento do número de casos e da sobrecarga no atendimento na Rede Mário Gatt

Da Redação

Centro de Saúde São Bernado fez parte da ação
Centro de Saúde São Bernado fez parte da ação
PMC

Dez centros de saúde (CSs) de Campinas (SP) abrem neste sábado (30), com horário ampliado para receber pacientes com sintomas de dengue. No domingo (31), nenhum abrirá. A medida foi tomada diante do aumento do número de casos e da sobrecarga no atendimento na Rede Mário Gatti.

As unidades funcionam das 7h às 17h e a Secretaria de Saúde repete o esquema especial aplicado pela primeira vez no sábado passado, quando foram atendidos 1.071 pacientes. Outras três que tradicionalmente abrem das 7h às 13h permanecem com este horário.

Quais CSs abrem sábado?

As 10 unidades com horário ampliado, das 7h às 17h, são:

  • Florence;
  • Valença;
  • Ipê;
  • Aeroporto;
  • Capivari;
  • Santo Antônio;
  • União dos Bairros;
  • Aurélia;
  • São Quirino;
  • Campo Belo.

Neste grupo, nove já recebiam pacientes aos sábados, das 7h às 13h, antes da nova medida aplicada pela Secretaria de Saúde. A única que não abria é a do Campo Belo.

Das 7h às 13h, as unidades recebem todos os casos. Já a partir deste horário, os atendimentos serão direcionados para pacientes com sintomas de dengue.

Já as três que continuam funcionando das 7h às 13h são: DIC 1, Santa Lúcia e Vista Alegre

Durante o sábado, o Laboratório Municipal também funciona para receber amostras de exames e, com isso, facilitar o direcionamento de ações por equipes de saúde.

No domingo CSs permanecem fechados

Neste final de semana, nenhuma unidade estará aberta durante o domingo. “No domingo anterior o CS São Bernardo ficou aberto neste período ampliado e recebeu somente 124 pessoas ao longo do dia”, explica prefeitura.

A avaliação é de que a demanda nesta proporção pode ser recebida pela Rede Mário Gatti, sem provocar impactos significativos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos prontos-socorros dos dois hospitais municipais, direcionados para média e alta complexidade. Além disso, a reorganização gera economia.

A Secretaria de Saúde ressalta, porém, que o fechamento pode ser novamente revisto para domingos posteriores caso aumente a busca de pacientes com sintomas de dengue por assistência médica. Esta lista compreende sinais como febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor nos olhos, vômito, dor nas articulações e manchas vermelhas no corpo (exantema).


 

Tópicos relacionados