A lista de municípios contemplados com a vacina contra a dengue será revisada, garantiu a ministra da Saúde Nísia Trindade, durante uma reunião com integrantes da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), realizada na tarde desta terça-feira (19). A Região Metropolitana de Campinas (RMC) está entre as regiões que ficaram de fora do repasse dos imunizantes e a Frente pede que sejam incluídos ao menos os municípios mais populosos.
No mesmo encontro, a ministra da Saúde garantiu que a primeira parcela do repasse extraordinário para cidades em situação de emergência será feita com agilidade pelo governo federal. O estado decretou emergência no último dia 5 de março. Na região de cobertura da Band, decretaram situação emergencial as cidades: Artur Nogueira, Bragança Paulista, Campinas, Holambra, Itu, Jaguariúna, Limeira, Louveira, Itapira, Pedreira, Salto, Santo Antônio de Posse, Sorocaba, Vinhedo.
As cidades de São Paulo que receberam os imunizantes são:
- Guarulhos
- Suzano
- Guararema
- Itaquaquecetuba
- Ferraz de Vasconcelos
- Mogi das Cruzes
- Poá
- Arujá
- Santa Isabel
- Biritiba-Mirim
- Salesópolis
Esteve presente na reunião, realizada em Brasília (DF), o prefeito de Campinas (SP) e vice-presidente da área da Saúde da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Dário Saadi, e outros representantes da entidade.
Na agenda desta tarde foram discutidos também o uso de recursos em insumos, como os inseticidas para nebulização, e a falta de vacinas contra sarampo (varicela) e hepatite A.