Band Multi

Dia dos Namorados promete movimentar as vendas em até 15% em Sorocaba

Comemorações em bares ou restaurantes também crescem

Cida Haddad

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Cartão de crédito está entre os principais meios de pagamento das compras
Cida Haddad

Segundo pesquisa da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), em parceria com a faculdade Athon Ensino Superior, o Dia dos Namorados promete movimentar as vendas em até 15% em Sorocaba. 

O professor da Athon, Luiz Buriel Junior, explica que, no período de 24 de maio a 1 de junho, foi feita uma pesquisa de mercado, na qual foram entrevistados 146 consumidores que moram em Sorocaba, distribuídos entre todas as classes socioeconômicas A, B, C e D/E. “Após a tabulação dos dados, verificamos que mais da metade dos consumidores, ou seja 56% deles, compraram presentes para as namoradas, namorados, esposas e maridos em 2021 e que, em 2022, 48% deles já tinham se decidido pela compra e 22% ainda estavam indecisos”, comenta. 

Quanto ao local escolhido para as compras dos presentes, a maioria dos entrevistados (49%) afirmou que pretendia realizar a compra dos presentes em shopping centers, 38% em grandes sites de comércio eletrônico, seguidos por comprar nas lojas do Centro e estabelecimentos de bairros. Em relação aos presentes a serem adquiridos, muitos consumidores, de todas as classes socioeconômicas, presentearão com mais de um item: 51% com itens de vestuário e acessórios, 31% com chocolates e 18% com perfumes ou cosméticos. 

“Ainda com o final das restrições mais severas devido ao coronavírus, verificamos que, além dos presentes, houve e haverá um aumento de comemorações fora de casa com almoço ou jantar em bares e restaurantes, de 23% em 2021 para 36% em 2022”, afirma Buriel.

Sobre valores, a expectativa dos consumidores será de gastar aproximadamente R$ 172, valor 38% maior que o despendido no ano passado. “Já 52% dos entrevistados escolheram o cartão de crédito como sendo o principal meio de pagamento para pagar os presentes, seguido pelo cartão de débito (29%) e por PIX (11%). Este aumento no valor médio dos presentes indica uma tendência de otimismo das pessoas, principalmente, entre os mais jovens. Esta tendência deve provocar um aumento de, aproximadamente, 15% nas vendas”, diz o professor. 

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.