Band Multi

Especialista dá dicas para decorar a mesa posta de Natal

Cores, luzes e itens de decoração são fatores a serem observados na hora de planejar a mesa

Por

Mesa posta de Natal
Mesa posta de Natal
Imagem/Pixabay

Com o Natal chegando, os brasileiros começam a organizar e preparar a decoração dos ambientes, com o objetivo de deixar os ambientes internos e externos mais alegres e aconchegantes para receber os familiares e amigos. A mesa posta é a última decoração da data e não pode faltar.

Natal é época de reunir quem a gente ama em torno da mesa de jantar, e se for uma mesa decorada, fica tudo mais gostoso.

De acordo com Reginaldo Tortorelli, especialista em decoração, na hora de comprar os itens decorativos, é necessário primeiro planejar gastos, para não extrapolar o orçamento e decidir quais estilos de peças decorativas serão usados.

Cores, peças, tipos e tamanhos, além das luzes, são alguns dos elementos que devem ser levados em conta na hora de decorar o ambiente onde ficará a mesa posta, local considerado como centro das atenções, tanto na ceia, como no almoço natalino.

Cores em alta

Além do tradicional vermelho, o dourado e o prateado também são velhos conhecidos do Natal e, neste ano, continuam em alta. O branco, no entanto, aparece como uma novidade em 2022.

Elementos que rementem à natureza estão cada vez mais em alta dentro dos cômodos e apostar em algumas cores específicas é uma forma de trazer essa tendência para o tema de Natal.

Ele explica que o dourado representa os raios de sol, enquanto o prateado e o branco representam a neve – que é um dos símbolos desta época do ano. Já o clássico vermelho vem com tudo, reforçando que o clima natalino voltou com força.

O verde, lembra Tortorelli, também não vai ficar de fora. “A cor faz parte das decorações clássicas e ainda tem o fator positivo de trazer para a decoração o elemento natural”, explica.

Luzes

As luzes também são marcantes em uma decoração de Natal e, neste ano, elas não ficarão de fora. Segundo Tortorelli, quanto mais iluminada for a decoração, mais atrativa ela se torna.

Portanto, como no dia de Natal a atenção especial fica na mesa posta, local onde as famílias e convidados se reúnem para comer, conversar e confraternizar, é fundamental tirar um tempinho para planeja-la, já que a mesa exterioriza o momento de fraternidade e comunhão, além de demonstrar um sinal de carinho para com os convidados.

Tópicos relacionados