Band Multi

Furtos de fios em UBS causa perda de cerca de 4 mil vacinas em Piracicaba 

Doses foram perdidas devido à falta de energia que desliga o sistema de refrigeração da unidade

*Rafaela Oliveira

Prefeitura precisou descartar  2.706 doses da Pfize.r
Prefeitura precisou descartar 2.706 doses da Pfize.r
Reprodução

A prefeitura de Piracicaba registrou a perda de 3.831 mil vacinas contra coronavírus devido a furtos de Unidades Básica de Saúde durante toda a campanha de vacinação contra covid-19. Do total de doses descartadas, 2.706 foram do imunizante da Pfizer. 

A campanha contra Covid-19 teve início em 2021. Os últimos casos registrados no município aconteceram no último mês, em uma unidade de saúde do bairro Jardim Vitória. Em uma semana, a unidades foi alvo de criminosos por três vezes.

Em nota, a prefeitura informa que “não registrou descarte da vacina para Covid-19 por prazo de validade”, mas devido a furtos de fiação das UBS do município. Estas ações levaram ao desligamento forçado e até a perda de refrigeradores, causando oscilação na temperatura de condicionamento das vacinas e, consequentemente, a perda das vacinas.   

Desde o início da campanha os furtos causaram o descarte de imunizantes dos seguintes fabricantes: Butantan (80 doses), AstraZeneca (970), Janssen (05), Pfizer adulto (2.706) e infantil (70). As doses foram submetidas a análise do Centro de Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado de São Paulo para autorizar o descarte.  

  

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.    

Tópicos relacionados