Governo assina nesta quarta (29) o contrato de concessão do Trem Intercidades

Serviço expresso vai ligar Campinas a São Paulo e tem previsão de início para 2031

Da Redação

Governo assina nesta quarta (29) o contrato de concessão do Trem Intercidades
Trem Intercidades
Alexandre Carvalho/A2IMG/Divulgação Governo de SP

O governo assina, nesta quarta-feira (29), em Campinas (SP), com o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, o contrato de concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que vai ligar Campinas a São Paulo. O evento acontece na Estação Cultura, com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A ocasião aproveita para fazer o lançamento do programa “São Paulo nos Trilhos”.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) acatou, em 25 de abril, o recurso apresentado pelo Governo de SP contra a suspensão da assinatura do contrato de concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte. 

Em 23 de abril, a juíza Simone Casoretti, da 9ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, havia determinado a suspensão da assinatura do contrato até que as informações fossem prestadas e o mérito pudesse ser analisado. Isso ocorreu após o Sindicato dos Ferroviários de São Paulo (FESP) conseguir uma liminar para suspender a concessão devido a possíveis irregularidades. 

O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, composto pela brasileira Comporte Participações S.A. e a chinesa CRRC Hong Kong, venceu a concessão para operar o serviço expresso entre São Paulo e Campinas (com parada em Jundiaí), o trem intermetropolitano e a linha 7-RUBI, por 30 anos em um trecho de 101 km, com expectativa para entrar em operação a partir de 2031.

O consórcio foi o único a apresentar proposta e será responsável pela operação, manutenção, modernização e exploração das receitas geradas pelo transporte ferroviário de passageiros. O investimento estimado é de R$ 14,2 bilhões, sendo o aporte do Governo de São Paulo de R$ 8,98 bilhões. 

Tópicos relacionados