Band Multi

MIS recebe Primeiro Congresso Audiovisual de Campinas

Encontro discute setor e deve propor ações para os desafios do audiovisual na cidade

*Rafaela Oliveira 19/05/2022 • 17:54
MIS Campinas, que fica na Rua Regente Feijó, nº 859, no Centro, sedia o evento
MIS Campinas, que fica na Rua Regente Feijó, nº 859, no Centro, sedia o evento
Divulgação

O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) recebe neste sábado (21) e domingo (22) o Primeiro Congresso Audiovisual de Campinas. No sábado a programação é das 9 às 18 horas. O segundo dia inicia com debate às 9 horas e termina às 17 horas. Há intervalos para almoço e bate-papo. 

Fazem parte deste encontro cineastas, técnicos, educadores, produtores culturais, espectadores e gestores públicos reúnem-se numa programação diversa composta de mesas de análise, rodas de debates coletivos, exposições, palestras, conversas informais e, ao final, a Assembleia Geral 

O público interessado em participar do congresso pode realizar a inscrição online. Ao longo o evento continuará sendo discutido a necessidade problematizar e encontrar respostas para os desafios econômicos e políticos do setor do audiovisual da cidade. 

Semana Amilar Alves 

Na próxima quarta-feira (25), às 19h30, o homenageado é Maurice Capovilla, com a exibição de "O Profeta da Fome". Assim como a homenagem, o congresso faz parte da ‘Semana Amilar Alves’, que ocorre no MIS-Campinas desde 2018, sempre no mês de maio, com filmes, debates, exposições e celebrações.  

Programação   

Grande parte das ações discutidas na elaboração do congresso vai ser exposta no sábado, às 10h15, na mesa Diagnóstico e Eixos do Documento Unificado. Neste dia será apresentado o documento que propõe prognósticos e metas para a abrir o debate público sobre o futuro do audiovisual de Campinas. 

No domingo, às 10h30, ocorre um dos eventos mais aguardados: o Debate Desafios Para Uma Política do Audiovisual de Campinas. Com a participação do professor do curso de Midialogia da Unicamp, Noel Carvalho, que fala sobre Economia Criativa e Economia Política do Audiovisual; o Secretário de Cultura de Campinas, Gabriel Rapassi; o vereador Paulo Bufalo, membro da Comissão de Cultura da Câmara dos Vereadores de Campinas e Bruno Gomes, da SP Film Comission.  

O Primeiro Congresso Audiovisual de Campinas pretende tratar caminhos de articulação entre os segmentos do audiovisual para pressionar o Estado por uma política audiovisual consistente e duradoura 

A programação completa do congresso está na página da CTAv no Facebook e no Instagram

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.