Uma nova onda de calor se aproxima da região Sudeste do país no final de abril, a partir desta segunda-feira (22), segundo previsão do Climatempo. Essa é a quarta vez que o fenômeno atinge o Brasil em 2024, seguindo a tendência de alta mundial.
A previsão não é boa para quem estava feliz com a temperatura amena, que chegou a mínimas de 14,4ºC em Campinas (SP), nesta segunda-feira (22), segundo o Cepagri/Unicamp. A estabilidade deve chegar ao fim ao longo desta semana.
Durante a onda de calor, a temperatura deve ficar até 5ºC mais quente, chegando a máximas de 35ºC, entre 22 de abril e 2 de maio, conforme o Climatempo. No interior do país, a previsão é de tempo quente e com ar seco.
A origem da onda de calor está associada a uma área de alta pressão na média atmosfera, que atuará como um bloqueio atmosférico e impedirá a formação de nuvens de chuva. “Este sistema favorece a manutenção do ar seco e quente, que provoca altas temperaturas”, explica o Climatempo.
Riscos à saúde e o meio ambiente
O tempo seco e quente favorece o aumento e o surgimento de novos focos de queimadas. Caso presencie um foco de incêndio, as autoridades recomendam que acione a Defesa Civil – pelo 199 – e o Corpo de Bombeiros – no 193.
Além disso, recomenda-se evitar as práticas de exercícios ao ar livre nos períodos de pico de calor – das 10h às 16h –, além dos cuidados com a hidratação, que devem ser redobrados neste período, pois a umidade relativa do ar vai ficar muito baixa em várias regiões.