De acordo com o ranking das Dez Empresas Mais Reclamadas, divulgado pelo PROCON de Campinas, referente ao mês de março deste ano, os segmentos do Grupo Claro (Claro/Net Campinas/Embratel/Nextel) estão no topo da lista, com 206 ocorrências registradas. A segunda empresa mais reclamada é a Vivo, com 121 reclamações, seguido pelo Banco Bradesco, com 83.
Desde 2016, quando teve início a divulgação do levantamento pelo PROCON, a Claro permanece como a empresa que mais recebe reclamações dos campineiros. Em 2016, foram registradas 6.117 reclamações, principalmente sobre a telefonia móvel. Embora todos os anos a empresa tenha alcançado o primeiro lugar como a empresa mais reclamada em Campinas, o número de reclamações caiu 75% em comparação ao ano de 2016 com 2021, que registrou 1.525 ocorrências.
Das 1.525 reclamações contra a Claro em 2021, houve 35 audiências de reconciliação realizadas, 19 dessas audiências terminaram com conciliações.
As Dez Empresas Mais Reclamadas - Procon de Campinas
Março de 2022
- 01º Claro / Net campinas / Embratel / nextel telefonia
- 02º Vivo / Telefônica / GVT
- 03º Grupo Bradesco
- 04º Grupo PAN
- 05º Itaú
- 06º CPFL
- 07º Caixa Econômica Federal
- 08º Mercado Livre
- 09º Grupo Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio pontofrio.com / extra.com / casasbahia.com)
- 10º Santander
Outro lado
As empresas Claro, Vivo e Grupo Bradesco foram procuradas, no entanto, apenas Vivo e Bradesco se posicionaram sobre a situação. A matéria será atualizada assim que a empresa se manifestar sobre o assunto.
"A Vivo vem atuando de forma constante e assertiva para aumentar, cada vez mais, a resolutividade das demandas e a satisfação dos clientes. A companhia também trabalha com uma atuação direta junto aos importantes órgãos de defesa do consumidor, visando sempre um diálogo aberto e transparente. Isso é possível porque a empresa tem como propósito Digitalizar para Aproximar. E, por meio de um dos seus pilares, o DNA Vivo, são feitas ações para levar facilidade e eficiência para o dia a dia dos consumidores. Além disso, apenas no último ano, a Vivo investiu mais de R$ 8 bilhões para oferecer a melhor infraestrutura aos clientes, seja com a tecnologia de fibra na rede fixa ou com as novas gerações na rede móvel”, diz a Vivo a respeito de sua constância na lista das dez empresas mais reclamadas no Procon de Campinas.Em nota, o Bradesco diz que “realiza intenso trabalho no acompanhamento das manifestações e priorização no encaminhamento de soluções. Reduzir os índices de reclamação é foco permanente do banco. Todos os apontamentos são acompanhados de perto pela Ouvidoria. O objetivo é oferecer qualidade no atendimento a todos os clientes e usuários de seus produtos e serviços. É importante ressaltar que o Bradesco tem uma posição de respeito absoluto ao cliente e aos seus interesses.”
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti