O Grupo Claro permanece como o mais reclamado no Procon de Campinas

Em março deste ano o Procon recebeu 206 reclamações contra a Claro, Net Campinas, Embratel e Nextel

*Rafaela Oliveira

De acordo com o ranking das Dez Empresas Mais Reclamadas, divulgado pelo PROCON de Campinas, referente ao mês de março deste ano, os segmentos do Grupo Claro (Claro/Net Campinas/Embratel/Nextel) estão no topo da lista, com 206 ocorrências registradas. A segunda empresa mais reclamada é a Vivo, com 121 reclamações, seguido pelo Banco Bradesco, com 83.

Desde 2016, quando teve início a divulgação do levantamento pelo PROCON, a Claro permanece como a empresa que mais recebe reclamações dos campineiros. Em 2016, foram registradas 6.117 reclamações, principalmente sobre a telefonia móvel. Embora todos os anos a empresa tenha alcançado o primeiro lugar como a empresa mais reclamada em Campinas, o número de reclamações caiu 75% em comparação ao ano de 2016 com 2021, que registrou 1.525 ocorrências.  

Das 1.525 reclamações contra a Claro em 2021, houve 35 audiências de reconciliação realizadas, 19 dessas audiências terminaram com conciliações.  

As Dez Empresas Mais Reclamadas - Procon de Campinas

Março de 2022

  • 01º Claro / Net campinas / Embratel / nextel telefonia
  • 02º Vivo / Telefônica / GVT
  • 03º Grupo Bradesco
  • 04º Grupo PAN
  • 05º Itaú
  • 06º CPFL
  • 07º Caixa Econômica Federal
  • 08º Mercado Livre
  • 09º Grupo Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio pontofrio.com / extra.com / casasbahia.com)
  • 10º Santander

Outro lado 

As empresas Claro, Vivo e Grupo Bradesco foram procuradas, no entanto, apenas Vivo e Bradesco se posicionaram sobre a situação. A matéria será atualizada assim que a empresa se manifestar sobre o assunto.

"A Vivo vem atuando de forma constante e assertiva para aumentar, cada vez mais, a resolutividade das demandas e a satisfação dos clientes. A companhia também trabalha com uma atuação direta junto aos importantes órgãos de defesa do consumidor, visando sempre um diálogo aberto e transparente. Isso é possível porque a empresa tem como propósito Digitalizar para Aproximar. E, por meio de um dos seus pilares, o DNA Vivo, são feitas ações para levar facilidade e eficiência para o dia a dia dos consumidores. Além disso, apenas no último ano, a Vivo investiu mais de R$ 8 bilhões para oferecer a melhor infraestrutura aos clientes, seja com a tecnologia de fibra na rede fixa ou com as novas gerações na rede móvel”, diz a Vivo a respeito de sua constância na lista das dez empresas mais reclamadas no Procon de Campinas.

Em nota, o Bradesco diz que “realiza intenso trabalho no acompanhamento das manifestações e priorização no encaminhamento de soluções. Reduzir os índices de reclamação é foco permanente do banco. Todos os apontamentos são acompanhados de perto pela Ouvidoria. O objetivo é oferecer qualidade no atendimento a todos os clientes e usuários de seus produtos e serviços. É importante ressaltar que o Bradesco tem uma posição de respeito absoluto ao cliente e aos seus interesses.”

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti