Após rompimento de barragem da principal represa que faz o abastecimento de água de Cosmópolis, a prefeitura iniciou, nesta sexta-feira (10) as obras emergências nas regiões da central da ETA (Estação de Tratamento de Água) e às margens do Rio Pirapitingui. Hoje, devido ao risco de falta de água na cidade, todas as escolas do município tiveram as aulas suspensas.
De acordo com a prefeitura, as obras iniciadas são essenciais para assegurar uma reserva maior de água na represa que, após o rompimento do paredão, na quinta-feira (09), perdeu mais de 75% da sua capacidade.
Os trabalhos são realizados em etapas estratégicas, instituídas pelas equipes do DAE (Departamento de Água e Esgoto) e técnicos especializados da prefeitura.
Primeira etapa
Nesta primeira de fase emergencial, acontece a desobstrução das áreas responsáveis pela captação de água, gerando maiores reservas na Represa e ampliando os fluxos do Rio Pirapitingui, realinhamento dos leitos, garantindo os armazenamentos para o tratamento e distribuição de água para a população.