A Prefeitura de Campinas iniciou, nesta quinta-feira (1º), as comemorações da Semana da Pátria, que tem como tema “200 Anos de Independência”. Como parte da programação, o tradicional desfile de 7 de setembro volta, depois de dois anos, a ser realizado na Avenida Francisco Glicério, com expectativa de receber 20 mil pessoas para assistir ao evento.
O desfile cívico-militar de 7 de setembro promete novidades neste ano por conta dos 200 Anos de Independência. O evento será na avenida Francisco Glicério, que estará decorada em toda extensão com enfeites que fazem alusão ao bicentenário. A abertura será Largo do Rosário, às 8h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Campinas.
De acordo com a Prefeitura, participam do desfile neste ano, 5.200 integrantes de 48 corporações, entre elas, o Exército, a Escola de Cadetes, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Defesa Civil, escolas públicas e particulares.
Todos os integrantes farão o percurso a pé, ou em formação ou em veículos - serão 380 entre carros, motos e blindados - que se apresentarão em oito blocos.
Após o desfile de 7 de Setembro, será realizado o Grito dos Excluídos.
As celebrações da Semana Pátria tiveram início nesta última quinta-feira (1), com ato solene de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Campinas, às 8h, no Arruamento do Paço e, contou com a presença do prefeito Dário Saadi, de autoridades do Exército, do comando da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, de secretários municipais e representantes da Câmara Municipal.
A Semana da Pátria é uma parceria da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Turismo, de Educação, de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia e Inovação, Serviços Públicos, Emdec, Setec, Sanasa, Administração do Paço com o Exército, a Escola de Cadetes, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Defesa Civil, CPFL, escolas públicas e particulares e outras entidades representativas da sociedade civil.