Band Multi

UTI Neonatal: mesmo com queda de internações, Campinas segue com superlotação

A metrópole dispõe de 30 leitos no SUS e tem 32 crianças internadas

Da Redação

Leitos estão superlotados
Leitos estão superlotados
Divulgação

Mesmo com queda nas internações, Campinas (SP) segue com os leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal municipais superlotados. A informação foi confirmada pela prefeitura nesta quarta-feira (31).

A metrópole dispõe de 30 leitos de UTI Neonatal mantidos por meio de convênios com o Hospital PUC-Campinas e o Hospital Maternidade. Nesta terça-feira (30), 36 bebês estavam internados. Hoje (31), 32 recém-nascidos seguem em internação.  

Hospital Maternidade de Campinas, que dispõe de 18 leitos, tem 21 bebês internados. Não é a primeira vez que a unidade sofre superlotação; no ano passado, o local também estava superlotado quando três bebês morreram durante um surto de gastroenterite

Já o Hospital PUC-Campinas, que tem 12 leitos de UTI Neonatal, está com 11 crianças internadas. 

Embora não tenha leitos de UTI neonatal para os cinco recém-nascidos internados atualmente, a Secretária de Saúde municipal garante: “Vale destacar que, apesar da superlotação, nenhuma criança está sem assistência”.

Além disso, a Pasta alega, por meio de nota, que 30% das crianças internadas são moradores de municípios vizinhos, que foram transferidos "devido à falta de investimentos" de outras prefeituras.

Vagas de UTI Neonatal do SUS em Campinas

Hospital Maternidade de Campinas

  • 18 leitos do SUS Municipal 
  • 21 bebês internados (31 de janeiro, pela manhã)

Hospital PUC-Campinas

  • 12 leitos do SUS Municipal
  • 11 bebês internados (31 de janeiro, pela manhã)

Tópicos relacionados