Band Multi - Campinas e Região

Vinhedo decreta situação de emergência devido à crise hídrica; veja o que muda

Foi estabelecido sistema de rodízio preventivo e multa para quem desperdiçar água

Da Redação

A Prefeitura de Vinhedo (SP) decretou, nesta segunda-feira (20), situação de emergência pelos próximos 120 dias devido à crise hídrica que a cidade enfrenta. Com risco de falta de água, foi estabelecido medidas de emergência, que incluem sistema de rodízio preventivo e multa para quem desperdiçar água. Já quem economizar, pode obter desconto na tarifa, se vereadore aprovarem o projeto de lei. 

A cidade não registra chuvas há 31 dias e passa pela onda de calor dos últimos 35 anos no outono. Com a temperatura alcançando 30ºC em maio, o consumo de água tratada cresceu 30% no período, influenciando na captação e tratamento de água. Neste ano, caiu em 28,5% a taxa de chuva do período, comparado a 2023. 

Medidas 

O decreto estabelece multa de R$ 663,01 para quem desperdiçar água. Em caso de reincidência, a multa será dobrada. Segundo a orientação, deve ser evitado: regar gramados e jardins, manter abertas ou ligadas torneiras, lavagem de calçadas ou veículos, exceto lava jatos, entre outras ações.

Os vereadores da Câmara Municipal de Vinhedo (SP) devem voltar nos próximos dias um Projeto de Lei (PL), enviado pelo executivo, que autoriza a Sanebavi a conceder desconto nas tarifas de água e esgoto a quem economizar água. O texto propõe desconto de até 20% às contas que apresentarem economia de 30% em relação à média dos últimos seis meses. 

O texto do decreto também autoriza o uso de poços, reservas e represamentos privados, urbanos ou rurais para fins de abastecimento e armazenamento de água, enquanto persistir a estiagem. Além disso, suspende a emissão de diretrizes para novos empreendimentos e suas respectivas aprovações de plantas e projetos, mesmo para os que já estejam em andamento.  

Além disso, a prefeitura criou uma Comissão de Gestão de Crise Hídrica, formada por representantes de secretarias municipais e da autarquia, para acompanhar as ações anunciadas. Também está sendo montado o cronograma de rodízio preventivo, com os dias e setores atendidos em cada região.   

Assim, como autoriza a Sanebavi a adotar todas as medidas necessárias para garantir a segurança hídrica da cidade, a partir da contratação de empresas especializadas, compra de materiais e serviços, implementação de campanhas de conscientização, realização de obras emergenciais, monitoramento constante dos níveis dos reservatórios e adoção de medidas de racionamento e controle de consumo. 

Chuvas

A última chuva significativa registrada em Vinhedo (SP) foi no dia 19 de abril. Já o maior volume de chuva, nos últimos três meses, foi contabilizado em março passado, com uma precipitação de 226 mm. Já no mês seguinte choveu apenas 33 mm, o que soma 259 mm entre março e maio. Diferente do mesmo período do ano passado, com um total de 362 mm, sendo que, apenas em maio de 2023 choveu 56 mm.  São 28,5% a menos de chuvas para o período.

Tópicos relacionados