Depois de uma grande atuação em casa diante do São Paulo, o Bauru Basket agora pega a estrada para tentar manter o embalo no Campeonato Paulista. O confronto, será no sábado (26), às 19h, e o Dragão irá medir forças contra o arquirrival Franca, em partida que acontece no ginásio Pedrocão, na casa do adversário.
“Nossa última vitória foi muito importante, serviu para dar confiança para o nosso time, principalmente para os mais jovens e os que estão chegando”, disse o treinador Guerrinha. “Contra Franca, precisamos da mesma postura, embora com algumas situações táticas diferentes”, completou o treinador.
O ala-pivô Paulo Scheuer, será o único desfalque do time bauruense para o jogo. Enquanto Bauru possui uma campanha de 60% de aproveitamento no torneio estadual (três vitórias em cinco partidas), Franca ainda não perdeu no campeonato (três triunfos nas três rodadas que disputou). Para defender o título conquistado no ano passado, a equipe vem com um elenco reformulado para a atual temporada: saíram Georginho (Ratiopharm ULM-ALM), Lucas Mariano (Flamengo-BRA), Mike Smith (Nacional-URU) e Reynan (que vai disputar torneios escolares nos EUA).
De reforços, destaque para a dupla vinda do Minas: Wesley Castro e Alexey Borges - este último, porém, irá disputar somente o Campeonato Paulista e o Mundial Interclubes, pois depois irá atuar na G-League (EUA). Além disso, o time comandado por Helinho Garcia tem dado espaço para grandes promessas de suas categorias de base, como os atletas Márcio e Edu Marília.
Apesar das mudanças e da ausência de Lucas Dias (que está defendendo a seleção brasileira no Mundial), Guerrinha avalia que Bauru deve aproveitar as dificuldades impostas pelos adversários. “Jogos como esses são bons para gente crescer, agregar valores. Como eles têm jogadores que estão juntos há mais tempo do que a gente, precisamos ter força física e mental para deixar tudo dentro da quadra e buscar o resultado”, finalizou o comandante bauruense.
Sistema de disputa
Vale lembrar que o Campeonato Paulista de 2023 possui nove times participantes, que jogarão entre si na fase inicial, em turno único. Posteriormente, as equipes classificadas de primeiro ao quinto lugar irão se enfrentar com o mando invertido da etapa inicial, definindo, assim, as posições finais para o mata-mata.
Já os demais times, posicionados de sexto ao nono lugar, também se enfrentarão na segunda etapa com o mando invertido. Os três melhores desta chave se juntam aos cinco qualificados do outro grupo para a disputa do playoff das quartas de final. Depois, os quatro classificados de cada confronto jogarão o Final Four, de onde sairá o campeão.
Informação: Bauru Basket