Nos dias 3, 4 e 5 de novembro Bauru-SP recebe exposição e oficinas de modelagem em argila sobre a cultura Kaingang, ministradas pelo artista Victor Harabura. As oficinas no Museu Histórico Municipal acontecem das 14h às 17h, e no Museu Ferroviário Regional, no dia 5 de novembro, das 10h às 14h. Em seguida, às 14h, haverá a exposição de uma escultura figurativa de um guerreiro Kaingang desenvolvida pelo artista.
A fim de prestar uma homenagem e manter viva a memória dos Kaingang, Victor Harabura desenvolveu o Projeto Kaingang, que conta com financiamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProaC), e com apoios da Secretaria de Cultura do município de Bauru e do Museu Ferroviário Regional de Bauru.
Além das oficinas nos Museus, no dia 1 haverá uma oficina exclusivamente para crianças indígenas, da aldeia Tereguá, em Avaí. “Trazer as oficinas junto da exposição é uma forma de aproximar a comunidade de Bauru e região ao projeto e principalmente as pessoas que vivem na Terra Indígena Araribá, que carecem de oportunidade de frequentar atividades da cidade. Além de conscientizar, por meio da arte, as gerações mais novas sobre a brutalidade que esses povos sofreram, de forma que isso não caia no esquecimento”, destaca Victor.
O projeto conta com consultoria de Edson Fernandes, professor, historiador e doutor em História Social pela UNESP, especialista na história da ocupação da região centro-oeste paulista e a exposição conta com curadoria da Prof.ª Dr.ª Tarcila Lima da Costa, professora no curso de graduação em Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura) na Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC).
Informações: Secom Bauru