Band Multi

Bauru recebe exposição de escultura Kaingang

Também tem oficinas de modelagem em argila

Por Hiltonei Fernando

Também tem oficinas de modelagem em argila
Também tem oficinas de modelagem em argila
foto: divulgação

Nos dias 3, 4 e 5 de novembro Bauru-SP recebe exposição e oficinas de modelagem em argila sobre a cultura Kaingang, ministradas pelo artista Victor Harabura. As oficinas no Museu Histórico Municipal acontecem das 14h às 17h, e no Museu Ferroviário Regional, no dia 5 de novembro, das 10h às 14h. Em seguida, às 14h, haverá a exposição de uma escultura figurativa de um guerreiro Kaingang desenvolvida pelo artista.

A fim de prestar uma homenagem e manter viva a memória dos Kaingang, Victor Harabura desenvolveu o Projeto Kaingang, que conta com financiamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProaC), e com apoios da Secretaria de Cultura do município de Bauru e do Museu Ferroviário Regional de Bauru. 

Além das oficinas nos Museus, no dia 1 haverá uma oficina exclusivamente para crianças indígenas, da aldeia Tereguá, em Avaí. “Trazer as oficinas junto da exposição é uma forma de aproximar a comunidade de Bauru e região ao projeto e principalmente as pessoas que vivem na Terra Indígena Araribá, que carecem de oportunidade de frequentar atividades da cidade. Além de conscientizar, por meio da arte, as gerações mais novas sobre a brutalidade que esses povos sofreram, de forma que isso não caia no esquecimento”, destaca Victor.

O projeto conta com consultoria de Edson Fernandes, professor, historiador e doutor em História Social pela UNESP, especialista na história da ocupação da região centro-oeste paulista e a exposição conta com curadoria da Prof.ª Dr.ª Tarcila Lima da Costa, professora no curso de graduação em Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura) na Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC).

Informações: Secom Bauru