Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Presidente Prudente (Semea) estiveram na cidade de Americana-SP, no fim da última semana, e participaram da 3ª etapa de treinamento da emissão de Certidão Ambiental de Baixo Impacto, que até então era fornecida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), e passará a ser emitida pelo município.
Além do assessor de secretaria Bill Paschoalotto, participaram do encontro Igor Cabreira, engenheiro ambiental da pasta, a técnica ambiental Raphaella Leli Fernadez e Léo Ferreira Corrêa, gerente de processos que presta assistência à Secretaria de Municipal de Tecnologia (Setec).
O treinamento foi ministrado pelo assessor da Unidade de Fiscalização de Licenciamento Ambiental e Projetos (UFLAP), Cícero Aparecido Moura de Jesus, e pela assessora Rosemary Teodoro de Lima. A equipe pôde tirar dúvidas e observar como funciona o procedimento. O município de Americana tem o mesmo porte de Presidente Prudente e já está credenciada para emitir as certidões de baixo impacto desde 2010.
Para o assessor de secretaria, Bill Paschoalotto, o encontro foi produtivo, pois dessa forma os técnicos puderam aprender e, principalmente observar, de que forma é possível agilizar o processo, que antes era feito pela CETESB.
“Estamos iniciando um processo complexo para tentar desburocratizar a emissão das certidões. Agora, a nossa equipe está se capacitando para conseguir realizar o trabalho de forma rápida”, ressalta Paschoalotto.
Os próximos passos envolverão a tramitação na Câmara Municipal de Presidente Prudente, já que o município deverá passar um projeto de Lei para a aprovação da emissão pelo município.
Informação: Secom PP