Band Multi

Rio Preto: prefeitura anuncia medidas na área da Saúde

60 leitos serão abertos nos hospitais e na UBS Fraternidade

Por Hiltonei Fernando

O prefeito e o secretário de Saúde anunciaram as medidas
O prefeito e o secretário de Saúde anunciaram as medidas
foto: divulgação

A prefeitura de Rio Preto-SP, por meio da Secretaria de Saúde, informou na sexta-feira (6), que abrirá novos leitos de enfermaria na UBS Fraternidade e de UTI nos Hospitais Santa Casa e Hospital de Base (HB). A medida foi anunciada pelo prefeito da cidade, Edinho Araújo, e pelo secretário de Saúde, Aldenis Borim. 

Serão abertos 30 leitos de enfermaria na UBS Fraternidade e 26 leitos de UTI na Santa Casa. Outros 10 leitos de UTI da Santa Casa já tinham sido adquiridos em 24 de abril, por meio de aditivo no contrato pactuado com o hospital. 

Os leitos da UBS Fraternidade deverão ser utilizados pelos pacientes que aguardam transferência para cirurgia no Hospital de Base (HB). A previsão é de que esses leitos comecem a funcionar na próxima semana. 

Já os 26 leitos de UTI da Santa Casa devem receber pacientes de urgência e emergência. A solicitação para aquisição foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e está em fase de implantação. O recurso para abertura desses 26 leitos é de R$ 5 milhões, destinado pelo Governo Estadual.  

A previsão é de que esses leitos comecem a funcionar esta semana. Outra medida é a transformação de 40 leitos no Hospital de Base disponíveis em vagas prioritárias para receber pacientes de urgência e emergência. 

Outras medidas

A Secretaria de Saúde também informou outras medidas para ampliar os atendimentos nas Unidades de Urgência e Emergência (UPAS) do município, como:

- Convocação dos médicos e profissionais de saúde aprovados em concurso público;
- Contratação de nove médicos para atendimento exclusivo em consultórios das UPAS e oito técnicos de enfermagem, exclusivos para aplicações de medicamentos;
- Contratação de quatro médicos para reforçar o atendimento pediátrico nas UPAS e unidades de pronto socorro.

Fonte: Ascom