No vuco-vuco do caterefôfo: folia do ziriguidum eleitoral está só no começo

Claudio Nicolini mostra os bastidores da política regional para as Eleições 2022

Redação Band Vale

Revestrés - com Cláudio Nicolini

São mais de 30 anos de experiência no rádio e na TV. O apresentador do Band Cidade primeira edição ancora os debates eleitorais das principais cidades da região na tela da TV Band Vale desde o ano 2000. Também apresenta o Jornal Primeira Hora Regional na Bandvale FM. Aqui trará crônicas sobre o cotidiano e a política das cidades, além de analisar as ações dos governantes da Região Metropolitana.

Felicio Ramuth está no centro dos debates em torno das eleições 2022
Felicio Ramuth está no centro dos debates em torno das eleições 2022
Divulgação/Prefeitura de São José dos Campos

O “mulatólogo” (como ele mesmo se intitulava) Osvaldo Sargentelli sabia a levada do samba como ninguém. O sobrinho de Lamartine Babo fez da vida um verdadeiro borogodó, e em pleno carnaval a gente lembra do empresário e sambista que partiu há quase 20 anos.

Na política regional, todo mundo espera a folia que vai ser a presença do Presidente Bolsonaro em São José dos Campos na sexta-feira. Vem pra valorizar a nova concessão da Via Dutra, falar da diminuição do preços dos pedágios, investimentos e claro fazer campanha – pra ele e seu fiel escudeiro: O Carioca criado politicamente em Brasília, e agora eleitor joseense Tarcísio de Freitas. Sérgio Porto cravaria o pré-candidato ao governo paulista como parte do “Samba do criolo doido”.

A ida de Felício Ramuth ao PSD foi consumada, mas a visita de Renata Abreu, presidente do Podemos muda mais peças do tabuleiro eleitoral. Agliberto Chagas, que foi candidato à prefeitura Joseense pelo Novo, deve desembarcar no partido por uma candidatura a Deputado. Vai apostar agora na parceria de velhos políticos como Álvaro Dias, Roberto de Lucena e a própria Renata Abreu.

Padre Afonso no Balacobaco? O secretário de Governo do prefeito de Taubaté José Saud, é outro que deve no ritmo do telecoteco deixar o Partido Verde e migrar para o Podemos, na tentativa de voltar pra assembleia legislativa pela região metropolitana; Na atual legislatura foi suplente, retornou por 6 meses, mas não conseguiu colocar o AME de Taubaté pra funcionar a 100% até agora. Aliás, ecos do Palácio dos Bandeirantes garantem que tudo sai do papel pra valer dia 30, sob as bênçãos de Dória e tudo mais.

Em meio a esse desfile de mudanças em pleno Carnaval, sabemos que é a partir dessa quarta-feira de cinzas que as peças começam a tomar posição para o jogo eleitoral de Outubro. Na quinta, dia 03, será aberta a porteira da janela de migração partidária para deputados estaduais e federais. Não faltarão passistas e mulatas, ensaios e enredos que tentam convencer foliões e eleitores. O verdadeiro Ziriguidum do ano eleitoral está só no começo!