O sapo pula por necessidade: Eduardo Cury e o futuro do PSDB em São José

Claudio Nicolini analisa o cenário político neste final de março, reta final para definições visando eleições de outubro

Claudio Nicolini - Revestrés

Revestrés - com Cláudio Nicolini

São mais de 30 anos de experiência no rádio e na TV. O apresentador do Band Cidade primeira edição ancora os debates eleitorais das principais cidades da região na tela da TV Band Vale desde o ano 2000. Também apresenta o Jornal Primeira Hora Regional na Bandvale FM. Aqui trará crônicas sobre o cotidiano e a política das cidades, além de analisar as ações dos governantes da Região Metropolitana.

O sapo pula por necessidade: Eduardo Cury e o futuro do PSDB em São José
O sapo pula por necessidade: Eduardo Cury e o futuro do PSDB em São José
Divulgação/Câmara dos Deputados

O Final de março chega e com ele os prazos para algumas das principais decisões políticas. Os donos de cargos executivos que querem se tornar candidatos precisam deixar o mandato com 6 meses de antecedência (o primeiro turno será dia 02 de Outubro). Um dia antes, em primeiro de abril (e não é mentira) é fechada a janela partidária – período em que candidatos podem mudar de partido sem prejuízo para os atuais cargos. 

Há 8 anos como principal representante da RM Vale em Brasília, Cury deve tentar a reeleição para o terceiro mandato pela sigla onde fez carreira política. Crente de que ainda haverá uma terceira via na eleição majoritária, entende que se manter hoje entre os tucanos não traz desconforto ideológico: Entenda-se: Não apoia nem Lula, nem Bolsonaro no primeiro turno. 

Mais do que isso: Eduardo Cury, caso consiga a reeleição, se torna a grande liderança do partido na cidade. Lembrando que o PSDB não tem mais a máquina (Hoje nas mãos de Felício/Ânderson do PSD) e com isso, se não houver votos suficientes para Cury seguir em Brasília, o partido pode ser dizimado na cidade.

E as demais lideranças tucanas da região? Parecem se lembrar de uma velha máxima usada por Emanuel Fernandes, ex-prefeito, ex-deputado, ex-secretário de Habitação e um dos mentores do Grupo político que governa São José: “O sapo pula por necessidade, não por boniteza”